Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIAS JCNEWS: Motorista de aplicativo cria central para rastrear corridas e consegue evitar mais de 30 assaltos;

 

Em funcionamento desde 2019, a central possui 186 motoristas cadastrados que pagam R$ 20 mensalmente pelo serviço. De acordo com Marcelo, a necessidade de deixar a família informada sobre seu paradeiro também foi crucial para a criação do sistema de monitoramento. 

“Eu como motorista de aplicativo senti a necessidade de alguém saber que estou vivo, principalmente minha família. No início algumas pessoas da minha família ficavam me monitorando, conversando comigo o tempo inteiro a cada corrida. Depois juntei alguns amigos que também são motoristas de aplicativo e juntos tivemos a ideia de montar essa central física”, contou o idealizador da central ao BNews. Desde o primeiro dia de funcionamento a central já evitou que mais de 30 motoristas fossem assaltados. Segundo Marcelo, os criminosos desistem de praticar o crime quando percebem que o veículo está sendo rastreado. 

“Quando a pessoa vai com a intenção de roubar um motorista, ele termina desistindo porque a central cria toda uma dificuldade. A gente mostra que o carro está sendo rastreado e com isso ele sente que vai se complicar lá na frente, inventa uma desculpa e desce do carro. Nesses casos, a gente sabe que seria um assalto. Acontece muito isso”, afirma.

Como funciona 

Quando um motorista aceita uma corrida, ele aciona a central de monitoramento e passa informações com o ponto de partida, destino, previsão do tempo de viagem e o nome do passageiro. 

“Digamos que a corrida tem previsão de 20 minutos para ser concluída, se chegar 21 minutos e o motorista não informou nada, provavelmente aconteceu alguma coisa. Então a atendente está sempre entrando em contato via rádio para procurar saber se está tudo tranquilo na corrida. Além disso, no meio da corrida a atendente sempre pergunta ao motorista se está tudo sob controle e se o passageiro se encontra confortável”, explica Marcelo, que já escapou de um assalto graças ao serviço de monitoramento.

“No Natal do ano passado, eu peguei uma passageira no Shopping da Bahia. Quando abri a porta para a passageira entrar, um rapaz abriu a porta do fundo e entrou. Fiz de conta que não tinha percebido nada. Passei a informação para a central que eu estava iniciando uma nova corrida com destino ao Bairro da Paz com previsão de 15 minutos”, relembra o motorista, que diz ter notado o nervosismo do suposto assaltante após saber que o veículo estava sendo rastreado. 

“Eu percebi que o rapaz ficou muito nervoso olhando para trás, porque na cabeça dele, ele achava que tinha algum carro seguindo a gente. Ou seja, ele percebeu a dificuldade que teria para me assaltar e pediu para desembarcar no Shopping Sumaré”, disse.

Em outras situações, a polícia chegou a ser acionada após o motorista ter desviado da rota e parado de responder a central. “A atendente viu que tinha algo de errado acontecendo e rapidamente entrou em contato com a Polícia Militar. Quando o veículo passava pela entrada do bairro da Engomadeira, os policiais interceptaram o veículo e prenderam os meliantes”.

Além de evitar crimes, o sistema de monitoramento também eleva a avaliação dos motoristas nos aplicativos de transporte já que os passageiros costumam elogiar o serviço. “Muitos clientes falam na hora para a gente e outros fazem o elogio no próprio aplicativo e isso é muito gratificante. Sinal de que o esforço tem dado certo”, comemora Marcelo, que já recebeu propostas para implantar a central em outros estados.

A central conta atualmente com nove funcionários e funciona todos os dias da semana das 7h à meia noite. 


Thiago Neto


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GULFNOTICIAS JCNEWS ; IGREJA UNIVERSAL ABRE O JOGO E REVELA SOBRE SAÍDA DO BISPO FORMIGONI

Igreja Universal (IURD) abre o jogo sobre o bispo Formigoni e abala mundo gospel. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), resolveu abrir o jogo sobre o bispo Formigoni, depois que o ex-pastor da instituição Alfredo Paulo, contou sobre a expulsão de um dos braços fortes de Edir Macedo. Numa reunião que aconteceu na última quinta-feira, com pastores,  Renato Cardoso genro de Edir Macedo e lider de confiança da IURD  falou a versão dele do que aconteceu com o bispo Formigoni e porque ele não é mais bispo. Renato explicou que o Formigo procurou a esposa, assumindo que havia tinha tido uma conduta inconveniente com trocas de mensagem com outra mulher. Ainda afirmou que teve acesso a essas mensagens, e por isso ficou comprovado que ele foi desonroso e que faltou respeito com a própria esposa, com a igreja e principalmente com Deus. A IGREJA A UNIVERSAL LAMENTOU O FATO, MAS DE ACORDO COM RENATO CARDOSO, NÃO TINHA COMO MANTER FORMIGONI COMO BISPO, APESAR DE NÃO TER TIDO C

GULFNOTÍCIA : DEP. TIA ERON E BISPO BRUNO LEONARDO

Estive hoje com o querido Bispo Bruno Leonardo Cerqueira. Grande homem de Deus! Bispo da Igreja Batista Avivamento Mundial.

GULFNOTICIAS Raquel Maia e seu sorriso ( Silvio Santos,) sempre amiga de todas (Em 20... (vale a pena VER de novo, esse curso que muito aprendemos, com uma Profª Universitária de Brasilia) "Saudades"

Profa. Helenaide, vc me comoveu com sua simplicidade e CAPACIDADE, nos meus 48 anos por ai, ja vi, de muitos......... Tagarelas se dizendo Técnico, Prof, cheios de PHD`s e etc etc, mas vc com sua HUMILDADE e demostração de conhecedora do que é uma ONG e ``seus poderes``, LIDERES e o escambau, Parabéns Sra Profa. bonita, vou voltar, juntos com meus amigos, para APRENDER o QUE E SER LÍDER.