Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIAS JCNEWS; O que está por trás da mudança de Lula para a Bahia

 

Lula está de malas prontas. Vai mudar para Lauro de Freitas na região metropolitana de Salvador na Bahia. Apesar da vontade pessoal dele e da namorada, a Janja, de sair de São Bernardo e ir morar em uma praia nordestina, a mudança de Lula tem causas e desdobramentos políticos profundos dentro do PT.

Com Lula fixando residência na Bahia, o senador Jaques Wagner e o governador Rui Costa se fortalecem dentro do PT, que há muitos anos é comandado do sudeste. É na Bahia onde o PT tem mais votos. A presidente atual do partido, Gleisi Hoffmann, teve que desistir do seu mandato de senadora no Paraná para conseguir um mandato de deputada e não perder o foro privilegiado diante dos inquéritos que enfrenta.

Reorganizando o comando do PT da Bahia, Lula voltaria a ter a última palavra em todas as decisões estratégicas no partido, ao contrário do que aconteceu na eleição municipal de São Paulo, quando não conseguiu impor a candidatura de Haddad e teve que se submeter a Jilmar Tatto, um candidato com força nas bases mas com perspectiva eleitoral pífia.

Com o PT novamente sob seu comando unificado e transferido para onde o partido realmente tem votos, Lula poderia negociar um acordo com o STF para disputar a eleição ao senado sob judice.

Rui Costa, que estaria no fim do segundo mandato, poderia impor sua candidatura a presidente com apoio de Lula, e Jaques Wagner poderia voltar a ser governador.

Uma chapa Lula senador, Wagner governador e Rui Costa presidente, seria crucial para o partido manter sua poderosa bancada de deputados no nordeste mesmo perdendo a eleição presidencial num eventual segundo turno.

Os petistas baianos saem ganhando, Lula cria novas e melhores condições para lutar por sua liberdade, mas os paulistas, verdadeiros donos do poder no PT vão sofrer com o crescimento do PSOL de Boulos. Gleisi Hoffmann e Fernando Haddad, os dois protagonistas do partido escolhidos por Lula na eleição de 2018, saem muito enfraquecidos.

Lula não tem compromisso com os setores mais fracos do partido, e busca cada vez mais compor uma nova correlação de forças internas com os setores que realmente tem votos regionais, como se viu no caso de Luizianne Lins no Ceará. A ex-prefeita e candidata petista se sentiu gravemente traída pelo ex-presidente e o governador Camilo Santana no episódio do encontro com Ciro Gomes que fortaleceu a candidatura de José Sarto do PDT à prefeitura de Fortaleza.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GULFNOTICIAS JCNEWS ; IGREJA UNIVERSAL ABRE O JOGO E REVELA SOBRE SAÍDA DO BISPO FORMIGONI

Igreja Universal (IURD) abre o jogo sobre o bispo Formigoni e abala mundo gospel. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), resolveu abrir o jogo sobre o bispo Formigoni, depois que o ex-pastor da instituição Alfredo Paulo, contou sobre a expulsão de um dos braços fortes de Edir Macedo. Numa reunião que aconteceu na última quinta-feira, com pastores,  Renato Cardoso genro de Edir Macedo e lider de confiança da IURD  falou a versão dele do que aconteceu com o bispo Formigoni e porque ele não é mais bispo. Renato explicou que o Formigo procurou a esposa, assumindo que havia tinha tido uma conduta inconveniente com trocas de mensagem com outra mulher. Ainda afirmou que teve acesso a essas mensagens, e por isso ficou comprovado que ele foi desonroso e que faltou respeito com a própria esposa, com a igreja e principalmente com Deus. A IGREJA A UNIVERSAL LAMENTOU O FATO, MAS DE ACORDO COM RENATO CARDOSO, NÃO TINHA COMO MANTER FORMIGONI COMO BISPO, APESAR DE NÃO TER TIDO C

GULFNOTÍCIA : DEP. TIA ERON E BISPO BRUNO LEONARDO

Estive hoje com o querido Bispo Bruno Leonardo Cerqueira. Grande homem de Deus! Bispo da Igreja Batista Avivamento Mundial.

Kamyla Simioni posta foto da irmã ao lado de cantor e provoca

A empresária Kamyla Simioni, que ficou famosa após divulgar que teve um caso com o cantor Tony Salles, marido da apresentadora da Record Bahia,  Scheila Carvalho, ataca mais uma vez.  A morena compartilhou uma imagem na qual a irmã dela, Y amani Simioni,  aparece ao lado do cantor Victor, que faz dupla sertaneja com Léo e que se separou há alguns meses da assistente de palco do Faustão. “Eu juro q eu não vou contar nada, eu sei guardar segredo kkkkkkkk (sic)”, publicou em seu perfil no Instagram. Recentemente, Kamyla viveu um affair com o zagueiro do Vitória, Victor Ramos, mas não demorou muito para dispensar o atleta.