Pular para o conteúdo principal

NOTICIAGULF : ( Vale a pena VER de novo) Políticas públicas de saneamento básico serão discutida em Lauro de Freitas

 A imagem pode conter: 2 pessoas


Em 04 de Setembro de 2017, a prefeita Moema Gramacho junto ao Dr. Vidigal Cafezeiro, (então) Sec. Mun da secretaria
de Infraestrutura de Lauro de Freitas. Na 1ª audiência Publica ouvindo a população para   uma ação de grande importância para nosso municipio. A execução do Plano Municipal de Saneamento Basico ( PMSB), formulado pela secretaria de infraestrutura, isso quer dizer, uma Lauro de Freitas com manejo de água adequada,sustentável,e limpa .
Afirma : J. Claudino Blogueiro Gospel.


Microfone aberto para a população opinar e decidir os caminhos que transformarão Lauro de Freitas em uma cidade com manejo de águas adequado, sustentável e limpa é o norte que baliza a execução do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Formulado em transversalidade pelas secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Serviços Públicos (Sesp), a primeira audiência ouviu, na noite desta sexta-feira (1), a população de Itinga, no auditório do Colégio 2 de Julho.

Divididas em quatro eixos temáticos - águas pluviais, drenagem, esgoto e resíduos sólidos - as audiências percorrerão a cidade até o final de setembro. Os encontros estão previstos para Vilas do Atlântico, Portão, Areia Branca, Jambeiro e Caji. " Não se pode trabalhar um Plano sem ouvir a comunidade. Vamos aliar o conhecimento técnico com o popular. As pessoas que vivenciam podem contribuir para fazermos o melhor para nossa cidade", conclamou a prefeita Moema Gramacho.

Secretário de Infraestrutura, Vidigal Cafezeiro informou que a previsão é de que todas as etapas do PMSB sejam concluídas até dezembro, quando a construção coletiva será entregue na Câmara de Vereadores para apreciação e votação dos edis. "Aprovado, o plano contemplará ações que devem suprir as necessidades de Lauro de Freitas, neste sentido, pelos próximos 20 anos", disse.

Em consonância com o PMSB, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, fomentado pela Sesp, está em fase de validação. A assessora técnica Manuela Leal explica que já foram realizadas as etapas de diagnóstico com o mapeamento da situação dos resíduos do município, e a análise das possibilidades para implantação das propostas. " Uma comissão com representantes de cada secretaria se debruça para analisar o plano e pontuar possíveis necessidades de alteração ou adequação. Faltam quatro reuniões para a finalização", destacou.

Projetos são destaque

As notícias de enchentes e alagamentos em breve farão parte do passado de Lauro de Freitas. Em 2018 os rios Joanes e Ipitanga receberão intervenções integradas de manejo de suas águas pluviais e afluentes. A obra é fruto de um levantamento realizado em 2005 ainda na primeira gestão da prefeita Moema Gramacho a frente do executivo municipal.

O "Projeto Rio Ipitanga" está orçado em mais de 180 milhões de reais. A proposta será executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) com recursos oriundos do Programa de Aceleração das Cidades (PAC).

Em suma, a proposta consiste em criar seis bacias que em tempos de estiagem servirão de áreas de lazer com a oferta de quadras poliesportivas ou parques. Em épocas de chuvas torrenciais, muda-se a finalidade. Os espaços darão vazão as águas, evitando assim, a inundação dos centros urbanos.

Além disto, intervenções ocorrerão no trecho entre a segunda ponte da Estrada do Coco e a foz do Joanes. A localidade será desassoreada ampliando a sessão do Rio Ipitanga. Serão construídos também, quatro bueiros.

Bairro Novo

Outro projeto apresentado durante a audiência pública foi o Bairro Novo, que será referência para o descarte adequado de resíduos sólidos. Com a implantação da Via Metropolitana e do Hospital Metropolitano, a região de Quingoma será contemplada com a criação do primeiro bairro planejado de Lauro de Freitas.

O secretário de Serviços Públicos, Renato Brás explica que a iniciativa, além de dispor de ferramentas como escolas e creches, postos de saúde, mobilidade urbana adequada e centros de lazer será referência para o descarte adequado de resíduos sólidos. "No Bairro Novo relocaremos as famílias que trabalham atualmente na Central de Podas e Entulhos para a Usina de Reciclagem", informou.

A Usina será criada com base nas normas regulamentadoras sanitárias. A prefeita completou informando que na região um território será exclusivo aos remanescentes quilombolas. "Após a dissolução do impasse entre os quilombolas e o governo estadual há uma série de investimentos que serão dispostos com integração a políticas de saneamento básico e água para a região", finalizou.

Fonte: Thiago A. Carvalho ( Assessor dos Sites Gulfnoticias e Jcnews ).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GULFNOTICIAS JCNEWS ; IGREJA UNIVERSAL ABRE O JOGO E REVELA SOBRE SAÍDA DO BISPO FORMIGONI

Igreja Universal (IURD) abre o jogo sobre o bispo Formigoni e abala mundo gospel. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), resolveu abrir o jogo sobre o bispo Formigoni, depois que o ex-pastor da instituição Alfredo Paulo, contou sobre a expulsão de um dos braços fortes de Edir Macedo.
Numa reunião que aconteceu na última quinta-feira, com pastores, Renato Cardoso genro de Edir Macedo e lider de confiança da IURD falou a versão dele do que aconteceu com o bispo Formigoni e porque ele não é mais bispo. Renato explicou que o Formigo procurou a esposa, assumindo que havia tinha tido uma conduta inconveniente com trocas de mensagem com outra mulher. Ainda afirmou que teve acesso a essas mensagens, e por isso ficou comprovado que ele foi desonroso e que faltou respeito com a própria esposa, com a igreja e principalmente com Deus. A IGREJA A UNIVERSAL LAMENTOU O FATO, MAS DE ACORDO COM RENATO CARDOSO, NÃO TINHA COMO MANTER FORMIGONI COMO BISPO, APESAR DE NÃO TER TIDO CONTATO FÍSICO, APEN…

GULFNOTÍCIA : DEP. TIA ERON E BISPO BRUNO LEONARDO

Estive hoje com o querido Bispo Bruno Leonardo Cerqueira. Grande homem de Deus! Bispo da Igreja Batista Avivamento Mundial.

Kamyla Simioni posta foto da irmã ao lado de cantor e provoca

A empresária Kamyla Simioni, que ficou famosa após divulgar que teve um caso com o cantor Tony Salles, marido da apresentadora da Record Bahia,  Scheila Carvalho, ataca mais uma vez. A morena compartilhou uma imagem na qual a irmã dela, Yamani Simioni, aparece ao lado do cantor Victor, que faz dupla sertaneja com Léo e que se separou há alguns meses da assistente de palco do Faustão. “Eu juro q eu não vou contar nada, eu sei guardar segredo kkkkkkkk (sic)”, publicou em seu perfil no Instagram. Recentemente, Kamyla viveu um affair com o zagueiro do Vitória, Victor Ramos, mas não demorou muito para dispensar o atleta.