Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIAS JCNEWS; Prefeitura se defende e diz que todos os templos religiosos podem funcionar em Salvador se seguirem as regras

[Prefeitura se defende e diz que todos os templos religiosos podem funcionar em Salvador se seguirem as regras ]prefeitura de Salvador se pronunciou, nesta quarta-feira (29), sobre a adequação de terreiros de Candomblé ao protocolo de reabertura exigido pela administração municipal. A manifestação ocorre após o presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro, reclamar que os terreiros ficaram de fora da retomada liberada para os templos religiosos da capital baiana.
Segundo a gestão municipal, todos os tipos de templos religiosos da cidade estão liberados para funcionar mediante os protocolos geral e específico, sem distinção. “Representantes de todas as religiões, inclusive, participaram das reuniões para a elaboração dos protocolos. Ou seja, a não reabertura de qualquer templo, em ocorrendo, se dá por livre vontade das suas lideranças”, disse a prefeitura. 
Ela cita que o protocolo não menciona nenhuma religião diretamente, apenas define regras, como: horário dos cultos de segunda a sábado, das 10h às 20h, e domingos, sem restrição de horário; capacidade máxima de 50 pessoas por culto ou de 20% da capacidade máxima do salão de celebração, o que for maior; designar portas específicas para a entrada e saída dos frequentadores ou organizar o fluxo para evitar aglomerações; e colocar tapetes higienizadores na entrada de cada salão.
A administração municipal orienta que, ao iniciar os cultos, os líderes religiosos precisam reforçar a necessidade de cumprir todas as determinações dos protocolos, como o afastamento de 1,5m entre as pessoas e da obrigatoriedade do uso das máscaras durante toda a celebração.
São diversas as normas estabelecidas pela prefeitura para a liberação do funcionamento dos templos religiosos. Um dos problemas apontados por Leonel é que os cultos realizados nos terreiros são diferentes das atividades feitas em uma igreja cristã
“Nossa de culto é diferente. Não existe uma pessoa no púlpito como nas igrejas. Não existem cadeiras que possibilitem o distanciamento social”, explicou o presidente da AFA. Além disso, a maioria dos terreiros possui uma área de atividade religiosa (barracão) muito reduzida, o que tornaria quase impossível manter o distanciamento social. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GULFNOTICIAS JCNEWS ; IGREJA UNIVERSAL ABRE O JOGO E REVELA SOBRE SAÍDA DO BISPO FORMIGONI

Igreja Universal (IURD) abre o jogo sobre o bispo Formigoni e abala mundo gospel. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), resolveu abrir o jogo sobre o bispo Formigoni, depois que o ex-pastor da instituição Alfredo Paulo, contou sobre a expulsão de um dos braços fortes de Edir Macedo.
Numa reunião que aconteceu na última quinta-feira, com pastores, Renato Cardoso genro de Edir Macedo e lider de confiança da IURD falou a versão dele do que aconteceu com o bispo Formigoni e porque ele não é mais bispo. Renato explicou que o Formigo procurou a esposa, assumindo que havia tinha tido uma conduta inconveniente com trocas de mensagem com outra mulher. Ainda afirmou que teve acesso a essas mensagens, e por isso ficou comprovado que ele foi desonroso e que faltou respeito com a própria esposa, com a igreja e principalmente com Deus. A IGREJA A UNIVERSAL LAMENTOU O FATO, MAS DE ACORDO COM RENATO CARDOSO, NÃO TINHA COMO MANTER FORMIGONI COMO BISPO, APESAR DE NÃO TER TIDO CONTATO FÍSICO, APEN…

GULFNOTÍCIA : DEP. TIA ERON E BISPO BRUNO LEONARDO

Estive hoje com o querido Bispo Bruno Leonardo Cerqueira. Grande homem de Deus! Bispo da Igreja Batista Avivamento Mundial.

GULFNOTICIAS JCNEWS; Homem tomba em troca de tiros com a polícia na Salgada em Itatim

Um homem morreu em decorrência de uma ação policial realizada no bairro Salgada, em Itatim, por volta das 21h00, desta quinta-feira (12). Os policiais militares de Itatim realizavam a Operação de Intensificação de Policiamento, em conjunto com uma guarnição da Rondesp Chapada, quando receberam informação de que alguns indivíduos, dos que praticaram um homicídio na noite de ontem, no referido bairro, encontravam-se numa residência.
Nossa equipe de reportagem, por telefone, conversou com o tenente Benjamin, comandante do Pelotão da PM no município, o qual informou que: “Através do Disk Denúncia, recebemos a informação da presença de integrantes da quadrilha que praticou o homicídio de um rival, na noite de ontem, no bairro Salgada, e que possivelmente retornaram ao local para ceifar a vida de outros opositores. Deslocamos ao local e durante o deslocamento nos deparamos com dois desses indivíduos, os quais ao perceberem que seriam abordados, sacaram armas de fogo e atiraram contra as gua…