Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIAS JCNEWS: Obra de macrodrenagem de canal que vai acabar com alagamentos no Centro de Lauro de Freitas segue em ritmo acelerado

A imagem pode conter: céu e ar livreA imagem pode conter: ar livreAs obras de macrodrenagem do canal da Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus, iniciadas pela Prefeitura de Lauro de Freitas na última quarta-feira (10), seguem em ritmo acelerado. As intervenções, realizadas com recursos do Programa de Financiamento a Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), no valor de R$ 5.375.470,64 consistem na substituição de manilhas de concreto, já existentes, por galerias maiores para aumentar a capacidade de vazão da agua, e no desassoreamento de diversos trechos.
Em alguns pontos do canal, que começa na Avenida Beira Rio e segue até a Mário Epinghaus, as obras terão maior impacto, como na Rua Bispo Renato Conceição da Cunha, próximo à Secretaria Municipal de Saúde, onde estão sendo substituídas as manilhas atuais por três galerias de 4m². Desse trecho até a Rua Euvaldo dos Santos Leite está sendo realizado o desassoreamento, além do aumento da largura e profundidade. Nesse ponto, mais de 50% das obras já foram executadas.
A substituição das atuais manilhas por galerias maiores, também será realizada na Rua Euvaldo Santos Leite, entre a Casa do Trabalhador e o Hotel Ônix. Nesse local, as intervenções serão iniciadas no início de julho, quando terá de haver a interdição do trânsito na via. Desse ponto até o início da Mário Epinghaus, 80% das obras de dragagem do canal já foram realizadas.
O impacto positivo das obras será melhor percebido na Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus, onde as intervenções serão iniciadas em julho. Na via funcionam o Pronto Atendimento Nelson Barros e a agência dos Correios, entre outros estabelecimentos. Esse trecho será redimensionado a partir de intervenções como a ampliação de bueiros tubulares, o que aumentará em mais de três vezes a capacidade do canal, e a implantação de novas galerias, acabando com os alagamentos na região.
Quando avaliadas em conjunto com a macrodrenagem do Rio Ipitanga, também em execução, as intervenções na Mário Epinghaus ganham uma proporção ainda maior. “Estas duas obras vão resolver o problema dos alagamentos em vários pontos da cidade. Na Mário Epinghaus, as obras devem ser finalizadas em seis meses, portanto, até o final do ano o problema dos alagamentos naquela região estará solucionado” destacou o secretário municipal de Infraestrutura, Cesar Sampaio.

Macrodrenagem do Rio Ipitanga
Em execução pelo Governo do Estado por meio da CONDER, o projeto nasceu de um estudo de manejo de águas pluviais feito por empresa contratada pela Prefeitura de Lauro de Freitas na gestão anterior da prefeita Moema Gramacho. As obras de macrodrenagem consistem na construção de piscinões para acúmulo de parte da água das chuvas, e de canais de microdrenagem que também estão sendo construídos em vários pontos da cidade.
A água acumulada será liberada aos poucos para os rios, evitando ou diminuindo a intensidade das enchentes, responsáveis, em parte, pelos alagamentos. Dos seis piscinões do projeto, um, construído em frente ao Aeroporto, já está concluído, e outros dois, localizados na Base Aérea e em frente ao Restaurante Popular, estão em fase de conclusão. Durante as chuvas de março e abril deste ano, os três reservatórios acumularam mais de um milhão de m³ de água. Até o final do ano, todo o projeto deverá ser finalizado.

Jornalista Rodrigo Castro
Fotos: Danilo Magalhães e Lucas Lins
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
19/06/2020
71 3288 8371

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GULFNOTICIAS JCNEWS ; IGREJA UNIVERSAL ABRE O JOGO E REVELA SOBRE SAÍDA DO BISPO FORMIGONI

Igreja Universal (IURD) abre o jogo sobre o bispo Formigoni e abala mundo gospel. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), resolveu abrir o jogo sobre o bispo Formigoni, depois que o ex-pastor da instituição Alfredo Paulo, contou sobre a expulsão de um dos braços fortes de Edir Macedo. Numa reunião que aconteceu na última quinta-feira, com pastores,  Renato Cardoso genro de Edir Macedo e lider de confiança da IURD  falou a versão dele do que aconteceu com o bispo Formigoni e porque ele não é mais bispo. Renato explicou que o Formigo procurou a esposa, assumindo que havia tinha tido uma conduta inconveniente com trocas de mensagem com outra mulher. Ainda afirmou que teve acesso a essas mensagens, e por isso ficou comprovado que ele foi desonroso e que faltou respeito com a própria esposa, com a igreja e principalmente com Deus. A IGREJA A UNIVERSAL LAMENTOU O FATO, MAS DE ACORDO COM RENATO CARDOSO, NÃO TINHA COMO MANTER FORMIGONI COMO BISPO, APESAR DE NÃO TER TIDO C

GULFNOTÍCIA : DEP. TIA ERON E BISPO BRUNO LEONARDO

Estive hoje com o querido Bispo Bruno Leonardo Cerqueira. Grande homem de Deus! Bispo da Igreja Batista Avivamento Mundial.

Kamyla Simioni posta foto da irmã ao lado de cantor e provoca

A empresária Kamyla Simioni, que ficou famosa após divulgar que teve um caso com o cantor Tony Salles, marido da apresentadora da Record Bahia,  Scheila Carvalho, ataca mais uma vez.  A morena compartilhou uma imagem na qual a irmã dela, Y amani Simioni,  aparece ao lado do cantor Victor, que faz dupla sertaneja com Léo e que se separou há alguns meses da assistente de palco do Faustão. “Eu juro q eu não vou contar nada, eu sei guardar segredo kkkkkkkk (sic)”, publicou em seu perfil no Instagram. Recentemente, Kamyla viveu um affair com o zagueiro do Vitória, Victor Ramos, mas não demorou muito para dispensar o atleta.