Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIAS JCNEWS: Após pressão de evangélicos, Câmara de Salvador aprova abertura de igrejas em tempos de calamidade pública

[Após pressão de evangélicos, Câmara de Salvador aprova abertura de igrejas em tempos de calamidade pública ]A Câmara Municipal de Salvador aprovou a proposta que garante a abertura de templos religiosos mesmo durante períodos de calamidade pública ou de restrição de circulação na cidade. O Projeto de Lei 125/2020, de autoria do vereador Luiz Carlos (Republicanos), foi apreciado em Plenário nesta terça-feira (23). 
Luiz Carlos argumentou que essas instituições realizam relevante trabalho social e, por vezes, colaboram com o estado em períodos de crise. "Isso fica evidente nas diversas campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos, roupas, material de higiene pessoal e doação de sangue que as instituições religiosas realizam, mesmo em períodos de calamidade pública", justificou.
O projeto decorre da pressão da bancada evangélica durante a pandemia do novo coronavírus, quando a Prefeitura de Salvador baixou decretos impedindo algumas atividades em templos. As medidas causaram insatisfações em líderes evangélicos. O texto agora segue para sanção do prefeito ACM Neto (DEM).
Reunião
Em reunião com o vice-prefeito Bruno Reis (DEM), a vereadora Lorena Brandão (PSC), também integrante da bancada evangélica, voltou a pedir nesta segunda-feira (22) a reabertura dos salões de beleza e barbearias com totais medidas de segurança e higiene dos cabeleireiros e cliente. Além disso, a edil discutiu também a ideia de o funcionamento dos templos religiosos mudar de número de pessoas para porcentagem da capacidade das igrejas. 
Sobre a mudança do protocolo de realização de cultos nas igrejas, a vereadora afirmou ser favorável ao funcionamento por porcentagem da capacidade dos templos. Hoje, o decreto prevê que elas realizem suas atividades com até 50 pessoas. 
"As igrejas já entenderam a necessidade do protocolo de higienização, por isso discutimos uma evolução neste protocolo. É importante que a gente comece a pensar em porcentagem, visto que pensar em número exato a Igreja perde. Aquelas que têm cinco mil lugares, por exemplo, não têm condições de funcionar apenas com 50 pessoas, assim também as igrejas menores, que por muitas vezes tem 50, 60 membros", acrescentou. 

Se a lei já estivesse em vigor, os templos poderiam funcionar sem risco de restrição, por exemplo, durante a pandemia do novo coronavírus. "O funcionamento dos templos religiosos fica condicionado à adoção de protocolos de adequação às restrições impostas pela vigência de calamidade pública ou restrições de circulação no município", diz um trecho do projeto, apresentado pelo vereador Luiz Carlos (Republicanos).
Em março, o prefeito ACM Neto baixou um decreto para que templos religiosos não promovessem aglomerações para evitar o avanço da Covid-19, gerando insatisfação em líderes.
A proposta já passou pela supervisão da equipe de análise e pesquisa. O grupo concluiu, em relatório publicado nesta terça-feira (9), que o texto está "em conformidade com as normas regimentais e da técnica legislativa".
Agora, deverá ser apreciado nas comissões antes de chegar ao Plenário. Ainda não há previsão de quando será votado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GULFNOTICIAS JCNEWS ; IGREJA UNIVERSAL ABRE O JOGO E REVELA SOBRE SAÍDA DO BISPO FORMIGONI

Igreja Universal (IURD) abre o jogo sobre o bispo Formigoni e abala mundo gospel. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), resolveu abrir o jogo sobre o bispo Formigoni, depois que o ex-pastor da instituição Alfredo Paulo, contou sobre a expulsão de um dos braços fortes de Edir Macedo.
Numa reunião que aconteceu na última quinta-feira, com pastores, Renato Cardoso genro de Edir Macedo e lider de confiança da IURD falou a versão dele do que aconteceu com o bispo Formigoni e porque ele não é mais bispo. Renato explicou que o Formigo procurou a esposa, assumindo que havia tinha tido uma conduta inconveniente com trocas de mensagem com outra mulher. Ainda afirmou que teve acesso a essas mensagens, e por isso ficou comprovado que ele foi desonroso e que faltou respeito com a própria esposa, com a igreja e principalmente com Deus. A IGREJA A UNIVERSAL LAMENTOU O FATO, MAS DE ACORDO COM RENATO CARDOSO, NÃO TINHA COMO MANTER FORMIGONI COMO BISPO, APESAR DE NÃO TER TIDO CONTATO FÍSICO, APEN…

GULFNOTÍCIA : DEP. TIA ERON E BISPO BRUNO LEONARDO

Estive hoje com o querido Bispo Bruno Leonardo Cerqueira. Grande homem de Deus! Bispo da Igreja Batista Avivamento Mundial.

GULFNOTICIAS JCNEWS; Homem tomba em troca de tiros com a polícia na Salgada em Itatim

Um homem morreu em decorrência de uma ação policial realizada no bairro Salgada, em Itatim, por volta das 21h00, desta quinta-feira (12). Os policiais militares de Itatim realizavam a Operação de Intensificação de Policiamento, em conjunto com uma guarnição da Rondesp Chapada, quando receberam informação de que alguns indivíduos, dos que praticaram um homicídio na noite de ontem, no referido bairro, encontravam-se numa residência.
Nossa equipe de reportagem, por telefone, conversou com o tenente Benjamin, comandante do Pelotão da PM no município, o qual informou que: “Através do Disk Denúncia, recebemos a informação da presença de integrantes da quadrilha que praticou o homicídio de um rival, na noite de ontem, no bairro Salgada, e que possivelmente retornaram ao local para ceifar a vida de outros opositores. Deslocamos ao local e durante o deslocamento nos deparamos com dois desses indivíduos, os quais ao perceberem que seriam abordados, sacaram armas de fogo e atiraram contra as gua…