Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIAS JCNEWS: Santo Amaro de Ipitanga é unidade referência no atendimento a pacientes com sintomas gripais em Lauro de Freitas

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e interioresCom cansaço, fadiga muscular, febre e coriza seu Alberto Lima* buscou atendimento médico no Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PA), localizado no Centro de Lauro de Freitas. A unidade, inaugurada há uma semana, é referência para casos com características de síndrome gripal com sintomas respiratórios, dispondo de sete leitos de observação, três leitos para pacientes com quadros agravados e sala de isolamento. Lauro de Freitas é o único município da Bahia a oferecer esse tipo de triagem no enfrentamento à pandemia do coronavírus.

O servente de pedreiro e morador do bairro de Portão elogiou o equipamento. “O atendimento é de qualidade, me senti acolhido mesmo neste tempo de tanto medo e incertezas que estamos vivendo”, disse. Ele contou que sentiu os primeiros sintomas há três dias. “Estou o tempo todo em casa, seguindo as orientações de isolamento. Mas comecei a sentir algumas dores e coriza. Na duvida achei melhor vir buscar atendimento médico”, contou.
Na entrada da unidade, as marcações no chão orientam o distanciamento social enquanto aguarda o atendimento. “O paciente deve permanecer no espaço até a marcação vermelha mais ou menos um metro e meio de distância da recepcionista. Em seguida, ele será encaminhado para a triagem feita por um enfermeiro e logo depois para o atendimento médico. Orientamos que acompanhantes aguardem nos jardins, do lado de fora da unidade para evitar aglomeração”, relata a enfermeira Naraiane Santos.

O coordenador de combate ao coronavírus e médico, Vidigal Cafezeiro, explica que o PA é referência no município para atender casos característicos da síndrome gripal e estabilizar quadros com maior gravidade. “Essa é uma unidade de suporte, com teste, análise e possivelmente diagnóstico. Na sala vermelha, há três leitos com ventilação mecânica e monitor multimétrico onde podemos aferir pressão, batimentos cardíacos e saturação de oxigênio. Caso necessário também realizamos a transferência para unidades do estado de maior porte como Couto Maia, Ernesto Simões e Hospital Espanhol”, disse.

Nesta quinta-feira (23), o município registrou 38 casos positivos para covid-19. Destes casos, 17 estão de alta médica, com quatro mortes confirmadas pelo coronavírus e mais um óbito de um paciente do Rio de Janeiro. Os bairros com maior incidência são Itinga e Caji com seis confirmados cada e Vilas do Atlântico com cinco pacientes do coronavírus.
*Nome fictício para preservar a identidade dos pacientes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GULFNOTICIAS JCNEWS ; IGREJA UNIVERSAL ABRE O JOGO E REVELA SOBRE SAÍDA DO BISPO FORMIGONI

Igreja Universal (IURD) abre o jogo sobre o bispo Formigoni e abala mundo gospel. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), resolveu abrir o jogo sobre o bispo Formigoni, depois que o ex-pastor da instituição Alfredo Paulo, contou sobre a expulsão de um dos braços fortes de Edir Macedo.
Numa reunião que aconteceu na última quinta-feira, com pastores, Renato Cardoso genro de Edir Macedo e lider de confiança da IURD falou a versão dele do que aconteceu com o bispo Formigoni e porque ele não é mais bispo. Renato explicou que o Formigo procurou a esposa, assumindo que havia tinha tido uma conduta inconveniente com trocas de mensagem com outra mulher. Ainda afirmou que teve acesso a essas mensagens, e por isso ficou comprovado que ele foi desonroso e que faltou respeito com a própria esposa, com a igreja e principalmente com Deus. A IGREJA A UNIVERSAL LAMENTOU O FATO, MAS DE ACORDO COM RENATO CARDOSO, NÃO TINHA COMO MANTER FORMIGONI COMO BISPO, APESAR DE NÃO TER TIDO CONTATO FÍSICO, APEN…

GULFNOTÍCIA : DEP. TIA ERON E BISPO BRUNO LEONARDO

Estive hoje com o querido Bispo Bruno Leonardo Cerqueira. Grande homem de Deus! Bispo da Igreja Batista Avivamento Mundial.

GULFNOTICIAS JCNEWS; Homem tomba em troca de tiros com a polícia na Salgada em Itatim

Um homem morreu em decorrência de uma ação policial realizada no bairro Salgada, em Itatim, por volta das 21h00, desta quinta-feira (12). Os policiais militares de Itatim realizavam a Operação de Intensificação de Policiamento, em conjunto com uma guarnição da Rondesp Chapada, quando receberam informação de que alguns indivíduos, dos que praticaram um homicídio na noite de ontem, no referido bairro, encontravam-se numa residência.
Nossa equipe de reportagem, por telefone, conversou com o tenente Benjamin, comandante do Pelotão da PM no município, o qual informou que: “Através do Disk Denúncia, recebemos a informação da presença de integrantes da quadrilha que praticou o homicídio de um rival, na noite de ontem, no bairro Salgada, e que possivelmente retornaram ao local para ceifar a vida de outros opositores. Deslocamos ao local e durante o deslocamento nos deparamos com dois desses indivíduos, os quais ao perceberem que seriam abordados, sacaram armas de fogo e atiraram contra as gua…