Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIAS JCNEWS: Reservatórios da macrodrenagem do Rio Ipitanga acumularam mais de 1 milhão de metros cúbicos de água das chuvas

A imagem pode conter: céu, árvore, planta, nuvem, relva, ar livre, natureza e águaTrês reservatórios da macrodrenagem dos rios Ipitanga e Joanes, um já finalizado, localizado em frente ao Aeroporto, e outros dois em fase de conclusão, próximo ao Restaurante Popular, e na Base Aérea, acumularam mais de um milhão de metros cúbicos de água das chuvas que têm atingido Lauro de Freitas desde a última sexta-feira (24). Sem os reservatórios, todo esse volume retido teria sido direcionado de uma só vez para os rios, aumentando a intensidade das enchentes e o número de pontos de alagamentos.

Estes três piscinões são apenas uma parte das obras de macrodrenagem. Outros três reservatórios estão em fase de construção em áreas estratégicas, e já foram iniciadas as obras para desassoreamento da calha do Rio Ipitanga em um trecho de 5 km, compreendido entre a ponte da insinuante, em frente ao Parque Shopping Bahia, até a confluência com o Rio Joanes, além da construção, já em execução, de seis canais de microdrenagem em diferentes regiões do município. Estas obras deverão diminuir consideravelmente os problemas enfrentados pelo município em períodos de muita chuva.

O projeto de macrodrenagem dos Rios Ipitanga e Joanes, nasceu de um estudo de manejo de águas pluviais feito por empresa contratada pela prefeitura. Os recursos, superiores a R$ 188 milhões, são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). As obras são executadas pelo Governo do Estado por meio da CONDER. No entorno dos reservatórios também são construídas quadras, ciclovias, pistas de patinação, áreas com equipamentos de ginástica e parquinhos, que poderão ser utilizados pela população em períodos de estiagem.

Além destas intervenções em parceria com o Governo do Estado, a gestão municipal realiza de forma recorrente a limpeza de córregos e canais, e a desobstrução das redes pluviais, no entanto, devido ao grande volume de chuvas dos últimos três dias, superior a 187 mm, houve deslizamentos de terra, e diversos pontos da cidade foram alagados. As equipes da Prefeitura seguem de prontidão. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para os próximos dois dias é de pancadas de chuva isolada.

Famílias acolhidas
Vinte famílias que foram retiradas de casas localizadas em áreas de risco, nos Bairros de Caji e Caixa D’Água, foram abrigadas pela Prefeitura na Escola Municipal Catarina de Sena, onde estão sendo atendidas por equipes das secretarias de Saúde (SESA) e de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). No local, estão sendo oferecidas três refeições, colchonetes, e material de higiene pessoal. Por conta da pandemia do COVID-19, as famílias estão em salas separadas.

Fonte: SECOM-PMLF 27 de abril de 2020 Evilásio Sacramento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GULFNOTICIAS JCNEWS ; IGREJA UNIVERSAL ABRE O JOGO E REVELA SOBRE SAÍDA DO BISPO FORMIGONI

Igreja Universal (IURD) abre o jogo sobre o bispo Formigoni e abala mundo gospel. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), resolveu abrir o jogo sobre o bispo Formigoni, depois que o ex-pastor da instituição Alfredo Paulo, contou sobre a expulsão de um dos braços fortes de Edir Macedo. Numa reunião que aconteceu na última quinta-feira, com pastores,  Renato Cardoso genro de Edir Macedo e lider de confiança da IURD  falou a versão dele do que aconteceu com o bispo Formigoni e porque ele não é mais bispo. Renato explicou que o Formigo procurou a esposa, assumindo que havia tinha tido uma conduta inconveniente com trocas de mensagem com outra mulher. Ainda afirmou que teve acesso a essas mensagens, e por isso ficou comprovado que ele foi desonroso e que faltou respeito com a própria esposa, com a igreja e principalmente com Deus. A IGREJA A UNIVERSAL LAMENTOU O FATO, MAS DE ACORDO COM RENATO CARDOSO, NÃO TINHA COMO MANTER FORMIGONI COMO BISPO, APESAR DE NÃO TER TIDO C

GULFNOTÍCIA : DEP. TIA ERON E BISPO BRUNO LEONARDO

Estive hoje com o querido Bispo Bruno Leonardo Cerqueira. Grande homem de Deus! Bispo da Igreja Batista Avivamento Mundial.

Kamyla Simioni posta foto da irmã ao lado de cantor e provoca

A empresária Kamyla Simioni, que ficou famosa após divulgar que teve um caso com o cantor Tony Salles, marido da apresentadora da Record Bahia,  Scheila Carvalho, ataca mais uma vez.  A morena compartilhou uma imagem na qual a irmã dela, Y amani Simioni,  aparece ao lado do cantor Victor, que faz dupla sertaneja com Léo e que se separou há alguns meses da assistente de palco do Faustão. “Eu juro q eu não vou contar nada, eu sei guardar segredo kkkkkkkk (sic)”, publicou em seu perfil no Instagram. Recentemente, Kamyla viveu um affair com o zagueiro do Vitória, Victor Ramos, mas não demorou muito para dispensar o atleta.