Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIAS JCNEWS: Projeção aponta pico dos casos da covid-19 no mês de junho em Lauro de Freitas e reforça alerta do distanciamento social

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, mesa e interioresA imagem pode conter: 1 pessoa, interioresA Comissão de Combate ao Coronavírus (CCC) apresentou, na manhã desta quarta-feira (29), para os profissionais da Atenção Básica e Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, o perfil epidemiológico da covid-19 em Lauro de Freitas e as projeções da doença no município para os próximos dois meses. De acordo com o relatório, em junho a contaminação deve alcançar seu pico. Nesse período, a ascendência da curva epidemiológica feita pelos sanitaristas indica que o município deve contabilizar o ápice de pessoas infectadas com o coronavírus na 28ª semana de pandemia.
Mesmo com as medidas de distanciamento social estabelecidas pela administração municipal, de acordo com a simulação, o número de casos irá crescer em junho. “Daí a importância das medidas de prevenção para que os casos cheguem de forma gradativa, lembrando que paciente internado na UTI, que precisar de ventilação mecânica, poderá ficar internado, em média, de 15a 20 dias. Uma vez esgotada a capacidade dos leitos de UTI, não haverá mais possibilidade de admitir outros pacientes com a Covid-19”, alerta o médico e coordenador do CCC, Vidigal Cafezeiro.
Atualmente o município contabiliza 312 casos notificados como suspeitos e 53 confirmados para a covid-19. Destes pacientes, 4 vieram a óbito e mais um paciente que residia no Rio de Janeiro estava internado em hospital particular do município. Pessoas que apresentem quadros de síndrome gripal são direcionadas para o Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga, localizado no Centro da cidade. A unidade conta com leitos com ventilação, é equipada com sala vermelha e ambulâncias com suporte avançado para a transferência de pacientes em estado agravado.
No município, os infectados com o coronavírus apresentaram maior incidência de sintomas como tosse, dispneia, diarreia, dor de garganta, febre, cefaleia e coriza. Cerca de 14% dos acometidos são maiores de 60 anos e dentre as comorbidades mais frequentes estão: com 8.2% a hipertensão, 4.2% a diabetes, 2.1% doenças respiratórias e 2.1% doenças cardíacas. Ipitanga segue entre os bairros com maior número de contaminados tendo 8 pacientes positivos, em seguida na lista aparecem Caji com 7, Buraquinho com 6 e Itinga e Centro com 5 casos cada. Entre os confirmados, 60% é do sexo feminino e 39% são homens com idade entre 2 a 80 anos.
De acordo com Cafezeiro, um dos fatores que contribuíram para a escalada da doença em Lauro de Freitas é a proximidade com a capital. Ele alerta sobre a necessidade de manter o distanciamento social, higienização frequente das mãos e uso continuo das máscaras. “As estratégias de distanciamento social contribuem para evitar o colapso dos sistemas locais de saúde, como observado em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Itália, Espanha, China. Essas medidas temporárias permitem aos gestores tempo relativo para estruturação dos serviços de atenção à saúde da população, com consequente proteção do Sistema Único de Saúde”, afirma o médico.

Jornalista Giovanna Reyner
Foto Lucas Lins
ASCOM/PMLF
29/04/2020

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GULFNOTICIAS JCNEWS ; IGREJA UNIVERSAL ABRE O JOGO E REVELA SOBRE SAÍDA DO BISPO FORMIGONI

Igreja Universal (IURD) abre o jogo sobre o bispo Formigoni e abala mundo gospel. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), resolveu abrir o jogo sobre o bispo Formigoni, depois que o ex-pastor da instituição Alfredo Paulo, contou sobre a expulsão de um dos braços fortes de Edir Macedo. Numa reunião que aconteceu na última quinta-feira, com pastores,  Renato Cardoso genro de Edir Macedo e lider de confiança da IURD  falou a versão dele do que aconteceu com o bispo Formigoni e porque ele não é mais bispo. Renato explicou que o Formigo procurou a esposa, assumindo que havia tinha tido uma conduta inconveniente com trocas de mensagem com outra mulher. Ainda afirmou que teve acesso a essas mensagens, e por isso ficou comprovado que ele foi desonroso e que faltou respeito com a própria esposa, com a igreja e principalmente com Deus. A IGREJA A UNIVERSAL LAMENTOU O FATO, MAS DE ACORDO COM RENATO CARDOSO, NÃO TINHA COMO MANTER FORMIGONI COMO BISPO, APESAR DE NÃO TER TIDO C

GULFNOTÍCIA : DEP. TIA ERON E BISPO BRUNO LEONARDO

Estive hoje com o querido Bispo Bruno Leonardo Cerqueira. Grande homem de Deus! Bispo da Igreja Batista Avivamento Mundial.

Kamyla Simioni posta foto da irmã ao lado de cantor e provoca

A empresária Kamyla Simioni, que ficou famosa após divulgar que teve um caso com o cantor Tony Salles, marido da apresentadora da Record Bahia,  Scheila Carvalho, ataca mais uma vez.  A morena compartilhou uma imagem na qual a irmã dela, Y amani Simioni,  aparece ao lado do cantor Victor, que faz dupla sertaneja com Léo e que se separou há alguns meses da assistente de palco do Faustão. “Eu juro q eu não vou contar nada, eu sei guardar segredo kkkkkkkk (sic)”, publicou em seu perfil no Instagram. Recentemente, Kamyla viveu um affair com o zagueiro do Vitória, Victor Ramos, mas não demorou muito para dispensar o atleta.