Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIAS JCNEWS; Exames descartam coronavírus em Lauro de Freitas

Exames descartam coronav�rus em Lauro de FreitasA Prefeitura de Lauro de Freitas esclarece que não há confirmação positiva para a doença Covid-19 em nenhum dos seis casos suspeitos notificados no município, de acordo com boletim emitido pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) às 17h desta quinta-feira (12). Destas notificações, cinco foram descartadas através de exames laboratoriais. O sexto caso foi liberado após análise clínica que descartou o coronavirus.


Esse último caso é uma criança de oito anos que teve contato próximo a turistas internacionais. O menino deu entrada na Upinha 24h da Itinga com sintomas clássicos como coriza e tosse produtiva, porém sem febre. A equipe médica da Unidade decidiu colher amostra, que foi enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), e encaminhá-lo para um hospital referenciado pelo fato do menor ter tido contato com turistas.



A criança foi regulada para o Hospital Couto Maia e na Unidade, após nova avaliação médica e análise clínica, o paciente teve a suspeita de Covid-19 descartada e recebeu alta médica.



A Vigilância Epidemiológica está em alerta para monitorar todos os casos suspeitos e os profissionais da assistência já foram treinados para identificar sintomas do coronavirus. Informa ainda que as unidades de saúde estão vigilantes para a notificação não apenas de casos suspeitos do novo coronavírus, como também de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, H1N1 dentre outras.






Alerta para fake news



A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que, ao receber mensagens, fotos e vídeos em redes sociais ou aplicativos de conversas, é preciso avaliar a fonte da informação e confirmar a veracidade dos dados antes de encaminhá-los. Os órgãos e instituições oficiais, como a Secretaria Estadual de Saúde, são as fontes mais indicadas para esclarecer dúvidas sobre coronavírus.
Diante da circulação em massa de fake news a respeito do coronavírus é importante alertar que a população fique atenta às informações e dados oficiais da Secretaria de Saúde Lauro de Freitas.




Novos critérios de Vigilância



O Ministério da Saúde mudou os critérios de classificação de caso suspeito no país. Agora, todas as pessoas que chegarem ao Brasil de países da América do Norte, Europa e Ásia, e tiverem sintomas como febre, coriza, tosse, falta de ar poderão ser considerados casos suspeitos de COVID-19. Anteriormente, os casos suspeitos eram classificados apenas a partir do histórico de viagem para alguns países com transmissão local da doença.




Prevenção
Para evitar a proliferação do vírus, a Sesa recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.






Plano de contingência contra o coronavírus



Em Lauro de Freitas, profissionais da Saúde estão participando de treinamento para o Plano de Contingência ao Coronavírus, com destaque para assuntos importantes como plano de atendimento, organização dos serviços, protocolo de diagnóstico e a necessidade de rastrear, precocemente, qualquer caso suspeito do coronavírus e outras doenças, para que os profissionais sigam em alerta quanto ao manejo clínico desses pacientes.



Agentes de saúde e endemias, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem foram capacitados para rastreio de possíveis casos da doença. Para os agentes e profissionais das unidades de urgência e emergência o foco foi a realização do atendimento em pacientes que apresentem os sintomas, notificação compulsória dos casos suspeitos da doença, diagnóstico e tratamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GULFNOTICIAS JCNEWS ; IGREJA UNIVERSAL ABRE O JOGO E REVELA SOBRE SAÍDA DO BISPO FORMIGONI

Igreja Universal (IURD) abre o jogo sobre o bispo Formigoni e abala mundo gospel. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), resolveu abrir o jogo sobre o bispo Formigoni, depois que o ex-pastor da instituição Alfredo Paulo, contou sobre a expulsão de um dos braços fortes de Edir Macedo.
Numa reunião que aconteceu na última quinta-feira, com pastores, Renato Cardoso genro de Edir Macedo e lider de confiança da IURD falou a versão dele do que aconteceu com o bispo Formigoni e porque ele não é mais bispo. Renato explicou que o Formigo procurou a esposa, assumindo que havia tinha tido uma conduta inconveniente com trocas de mensagem com outra mulher. Ainda afirmou que teve acesso a essas mensagens, e por isso ficou comprovado que ele foi desonroso e que faltou respeito com a própria esposa, com a igreja e principalmente com Deus. A IGREJA A UNIVERSAL LAMENTOU O FATO, MAS DE ACORDO COM RENATO CARDOSO, NÃO TINHA COMO MANTER FORMIGONI COMO BISPO, APESAR DE NÃO TER TIDO CONTATO FÍSICO, APEN…

GULFNOTÍCIA : DEP. TIA ERON E BISPO BRUNO LEONARDO

Estive hoje com o querido Bispo Bruno Leonardo Cerqueira. Grande homem de Deus! Bispo da Igreja Batista Avivamento Mundial.

Kamyla Simioni posta foto da irmã ao lado de cantor e provoca

A empresária Kamyla Simioni, que ficou famosa após divulgar que teve um caso com o cantor Tony Salles, marido da apresentadora da Record Bahia,  Scheila Carvalho, ataca mais uma vez. A morena compartilhou uma imagem na qual a irmã dela, Yamani Simioni, aparece ao lado do cantor Victor, que faz dupla sertaneja com Léo e que se separou há alguns meses da assistente de palco do Faustão. “Eu juro q eu não vou contar nada, eu sei guardar segredo kkkkkkkk (sic)”, publicou em seu perfil no Instagram. Recentemente, Kamyla viveu um affair com o zagueiro do Vitória, Victor Ramos, mas não demorou muito para dispensar o atleta.