Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIAS JCNEWS ; Debate com profissionais da saúde e sociedade civil esclarece sobre racismo institucional

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e interiores“Eu não entendia o que era e não sabia o quanto isso afeta as pessoas”. Com essa reflexão, Rita Farias, recepcionista da Unidade de Saúde da Família Irmã Dulce, em Portão, participou do debate “Sensibilização sobre Racismo Institucional”, nesta sexta-feira (14), realizado na faculdade Unime. O evento foi iniciativa da Superintendência da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SESA) de Lauro de Freitas.
A reflexão de Rita foi provocada pela palestra de Ubiraci Matildes, coordenadora do Comitê Técnico de Saúde da População Negra – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) – que especificou como se manifesta o racismo nas estruturas de organização da sociedade e nas instituições. A proposta foi para repensar o comportamento e tratamento de profissionais da saúde nos atendimentos.
“Debater racismo é também falar sobre SUS e suas desigualdades de atendimento. A estrutura racista do sistema de saúde e demais instituições se configura pelo comportamento de cada indivíduo que presta o serviço. É preciso entender a história e mudar a forma como se enxerga a população negra”, considerou Ubiraci.
Racismo institucional foi definido pela coordenadora, após explicar diferenças entre raça, etnia e formas de preconceito, como diferenciação nos atendimentos profissionais às pessoas por causa de sua cor ou origem étnico–cultural. Neide Justo, coordenadora de Ações Programáticas Estratégicas (SESA), apontou que o combate ao racismo dentro das organizações não é uma responsabilidade apenas dos negros.
Secretária de Políticas para Mulheres (SPM), Ednalva Santos, aplaudiu a iniciativa do debate que considera fundamental para uma sociedade mais justa. A temática “Racismo Institucional e Implementação do Comitê Técnico de Saúde da População Negra” também foi discutida com gestores das secretarias municipais e a Coordenação da Promoção da Equidade em Saúde (SESAB).

Jornalista Laerte Santana
Foto Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
14/01/2020
71 3288 8371

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GULFNOTICIAS JCNEWS ; IGREJA UNIVERSAL ABRE O JOGO E REVELA SOBRE SAÍDA DO BISPO FORMIGONI

Igreja Universal (IURD) abre o jogo sobre o bispo Formigoni e abala mundo gospel. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), resolveu abrir o jogo sobre o bispo Formigoni, depois que o ex-pastor da instituição Alfredo Paulo, contou sobre a expulsão de um dos braços fortes de Edir Macedo. Numa reunião que aconteceu na última quinta-feira, com pastores,  Renato Cardoso genro de Edir Macedo e lider de confiança da IURD  falou a versão dele do que aconteceu com o bispo Formigoni e porque ele não é mais bispo. Renato explicou que o Formigo procurou a esposa, assumindo que havia tinha tido uma conduta inconveniente com trocas de mensagem com outra mulher. Ainda afirmou que teve acesso a essas mensagens, e por isso ficou comprovado que ele foi desonroso e que faltou respeito com a própria esposa, com a igreja e principalmente com Deus. A IGREJA A UNIVERSAL LAMENTOU O FATO, MAS DE ACORDO COM RENATO CARDOSO, NÃO TINHA COMO MANTER FORMIGONI COMO BISPO, APESAR DE NÃO TER TIDO C

GULFNOTÍCIA : DEP. TIA ERON E BISPO BRUNO LEONARDO

Estive hoje com o querido Bispo Bruno Leonardo Cerqueira. Grande homem de Deus! Bispo da Igreja Batista Avivamento Mundial.

GULFNOTICIAS Raquel Maia e seu sorriso ( Silvio Santos,) sempre amiga de todas (Em 20... (vale a pena VER de novo, esse curso que muito aprendemos, com uma Profª Universitária de Brasilia) "Saudades"

Profa. Helenaide, vc me comoveu com sua simplicidade e CAPACIDADE, nos meus 48 anos por ai, ja vi, de muitos......... Tagarelas se dizendo Técnico, Prof, cheios de PHD`s e etc etc, mas vc com sua HUMILDADE e demostração de conhecedora do que é uma ONG e ``seus poderes``, LIDERES e o escambau, Parabéns Sra Profa. bonita, vou voltar, juntos com meus amigos, para APRENDER o QUE E SER LÍDER.