Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIAS JCNEWS ; Debate com profissionais da saúde e sociedade civil esclarece sobre racismo institucional

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e interiores“Eu não entendia o que era e não sabia o quanto isso afeta as pessoas”. Com essa reflexão, Rita Farias, recepcionista da Unidade de Saúde da Família Irmã Dulce, em Portão, participou do debate “Sensibilização sobre Racismo Institucional”, nesta sexta-feira (14), realizado na faculdade Unime. O evento foi iniciativa da Superintendência da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SESA) de Lauro de Freitas.
A reflexão de Rita foi provocada pela palestra de Ubiraci Matildes, coordenadora do Comitê Técnico de Saúde da População Negra – Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) – que especificou como se manifesta o racismo nas estruturas de organização da sociedade e nas instituições. A proposta foi para repensar o comportamento e tratamento de profissionais da saúde nos atendimentos.
“Debater racismo é também falar sobre SUS e suas desigualdades de atendimento. A estrutura racista do sistema de saúde e demais instituições se configura pelo comportamento de cada indivíduo que presta o serviço. É preciso entender a história e mudar a forma como se enxerga a população negra”, considerou Ubiraci.
Racismo institucional foi definido pela coordenadora, após explicar diferenças entre raça, etnia e formas de preconceito, como diferenciação nos atendimentos profissionais às pessoas por causa de sua cor ou origem étnico–cultural. Neide Justo, coordenadora de Ações Programáticas Estratégicas (SESA), apontou que o combate ao racismo dentro das organizações não é uma responsabilidade apenas dos negros.
Secretária de Políticas para Mulheres (SPM), Ednalva Santos, aplaudiu a iniciativa do debate que considera fundamental para uma sociedade mais justa. A temática “Racismo Institucional e Implementação do Comitê Técnico de Saúde da População Negra” também foi discutida com gestores das secretarias municipais e a Coordenação da Promoção da Equidade em Saúde (SESAB).

Jornalista Laerte Santana
Foto Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
14/01/2020
71 3288 8371

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GULFNOTICIAS JCNEWS ; IGREJA UNIVERSAL ABRE O JOGO E REVELA SOBRE SAÍDA DO BISPO FORMIGONI

Igreja Universal (IURD) abre o jogo sobre o bispo Formigoni e abala mundo gospel. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), resolveu abrir o jogo sobre o bispo Formigoni, depois que o ex-pastor da instituição Alfredo Paulo, contou sobre a expulsão de um dos braços fortes de Edir Macedo.
Numa reunião que aconteceu na última quinta-feira, com pastores, Renato Cardoso genro de Edir Macedo e lider de confiança da IURD falou a versão dele do que aconteceu com o bispo Formigoni e porque ele não é mais bispo. Renato explicou que o Formigo procurou a esposa, assumindo que havia tinha tido uma conduta inconveniente com trocas de mensagem com outra mulher. Ainda afirmou que teve acesso a essas mensagens, e por isso ficou comprovado que ele foi desonroso e que faltou respeito com a própria esposa, com a igreja e principalmente com Deus. A IGREJA A UNIVERSAL LAMENTOU O FATO, MAS DE ACORDO COM RENATO CARDOSO, NÃO TINHA COMO MANTER FORMIGONI COMO BISPO, APESAR DE NÃO TER TIDO CONTATO FÍSICO, APEN…

GULFNOTÍCIA : DEP. TIA ERON E BISPO BRUNO LEONARDO

Estive hoje com o querido Bispo Bruno Leonardo Cerqueira. Grande homem de Deus! Bispo da Igreja Batista Avivamento Mundial.

GULFNOTICIAS JCNEWS; Homem tomba em troca de tiros com a polícia na Salgada em Itatim

Um homem morreu em decorrência de uma ação policial realizada no bairro Salgada, em Itatim, por volta das 21h00, desta quinta-feira (12). Os policiais militares de Itatim realizavam a Operação de Intensificação de Policiamento, em conjunto com uma guarnição da Rondesp Chapada, quando receberam informação de que alguns indivíduos, dos que praticaram um homicídio na noite de ontem, no referido bairro, encontravam-se numa residência.
Nossa equipe de reportagem, por telefone, conversou com o tenente Benjamin, comandante do Pelotão da PM no município, o qual informou que: “Através do Disk Denúncia, recebemos a informação da presença de integrantes da quadrilha que praticou o homicídio de um rival, na noite de ontem, no bairro Salgada, e que possivelmente retornaram ao local para ceifar a vida de outros opositores. Deslocamos ao local e durante o deslocamento nos deparamos com dois desses indivíduos, os quais ao perceberem que seriam abordados, sacaram armas de fogo e atiraram contra as gua…