Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIAS JNEWS ; Accabem é porto seguro para idosos em Lauro de Freitas

Aassociação sem fins lucrativos oferece, além de hospedagem, assistência médica e acompanhamento psicossocial gratuitos | Foto: Felipe Iruatã | Ag. A TARDE - Foto: Felipe Iruatã | Ag. A TARDEQuando a aposentada Vera Lúcia Laranjeira, 77, chegou à Associação Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes (Accabem) há quatro anos, não conseguia andar e sofria de estresse. Hoje, além de ter retomado os movimentos e superar a ansiedade, passa o tempo entre pinturas e cuidados a outros internos. “Adoro morar aqui. Eles me ajudaram muito. Eu voltei a andar, voltei a pintar. Hoje, ajudo a cuidar de minha colega de quarto, que é minha grande amiga”, diz Vera Lúcia, com a voz entrecortada pela emoção.
Abrigando 87 anciãos no bairro do Caji, Lauro de Freitas (Grande Salvador), a Accabem é um lugar em que homens e mulheres maiores de 60 anos em situação de risco ou abandono acham acolhida. Fundada em 1995, a associação sem fins lucrativos oferece, além de hospedagem, assistência médica, lazer e acompanhamento psicossocial gratuitos.
“Acolhemos, preferencialmente, idosos carentes e oferecemos um lar. Muitos não têm apoio da família, chegam sem identificação e, muitas vezes, debilitados. Boa parte foi recolhida em praça pública, na praia e trazida para cá pela Secretaria da Segurança Pública ou outros órgãos”, explica o vice-presidente, Adalberto João Teixeira.
Ele conta um episódio marcante para a criação da associação: “Reinaldo Batista (hoje presidente de honra) recebeu a informação de que havia um senhor em uma praça no Caji e em quem tinham ateado fogo. O homem foi levado para a escola de caridade, que funcionava no andar térreo da casa de Reinaldo e as pessoas se juntaram para cuidar dele. De lá para cá, outros idosos começaram a vir e demos o primeiro passo para termos o nosso abrigo”.
Auxílio
O abrigo conta com 18 voluntários e 43 prestadores de serviço e vive de doações, boa parte da própria comunidade. A instituição promove festividades durante o ano para angariar fundos a serem revertidos em prol de melhorias e recursos para a entidade.
“Nós também fazemos alguns eventos para levantar capital, como um bingo em abril, uma feijoada em setembro e um forró em julho”. No entanto, segundo o senhor Adalberto, é preciso maior ajuda.
“Necessitamos de mais de duas mil fraldas por mês. Além disso, precisamos ter alimentos suficientes para poder prover as seis refeições diárias que oferecemos aos nossos idosos e voluntários, além de produtos de limpeza e higiene pessoal”, ele explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GULFNOTICIAS JCNEWS ; IGREJA UNIVERSAL ABRE O JOGO E REVELA SOBRE SAÍDA DO BISPO FORMIGONI

Igreja Universal (IURD) abre o jogo sobre o bispo Formigoni e abala mundo gospel. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), resolveu abrir o jogo sobre o bispo Formigoni, depois que o ex-pastor da instituição Alfredo Paulo, contou sobre a expulsão de um dos braços fortes de Edir Macedo.
Numa reunião que aconteceu na última quinta-feira, com pastores, Renato Cardoso genro de Edir Macedo e lider de confiança da IURD falou a versão dele do que aconteceu com o bispo Formigoni e porque ele não é mais bispo. Renato explicou que o Formigo procurou a esposa, assumindo que havia tinha tido uma conduta inconveniente com trocas de mensagem com outra mulher. Ainda afirmou que teve acesso a essas mensagens, e por isso ficou comprovado que ele foi desonroso e que faltou respeito com a própria esposa, com a igreja e principalmente com Deus. A IGREJA A UNIVERSAL LAMENTOU O FATO, MAS DE ACORDO COM RENATO CARDOSO, NÃO TINHA COMO MANTER FORMIGONI COMO BISPO, APESAR DE NÃO TER TIDO CONTATO FÍSICO, APEN…

GULFNOTÍCIA : DEP. TIA ERON E BISPO BRUNO LEONARDO

Estive hoje com o querido Bispo Bruno Leonardo Cerqueira. Grande homem de Deus! Bispo da Igreja Batista Avivamento Mundial.

Kamyla Simioni posta foto da irmã ao lado de cantor e provoca

A empresária Kamyla Simioni, que ficou famosa após divulgar que teve um caso com o cantor Tony Salles, marido da apresentadora da Record Bahia,  Scheila Carvalho, ataca mais uma vez. A morena compartilhou uma imagem na qual a irmã dela, Yamani Simioni, aparece ao lado do cantor Victor, que faz dupla sertaneja com Léo e que se separou há alguns meses da assistente de palco do Faustão. “Eu juro q eu não vou contar nada, eu sei guardar segredo kkkkkkkk (sic)”, publicou em seu perfil no Instagram. Recentemente, Kamyla viveu um affair com o zagueiro do Vitória, Victor Ramos, mas não demorou muito para dispensar o atleta.