Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIAS JCNEWS ; Rui Costa derrota Soldado Prisco e sua greve, por Raul Monteiro*

Rui Costa derrota Soldado Prisco e sua greve, por Raul Monteiro*Até o princípio da noite de ontem, o governador Rui Costa (PT) ganhava de goleada do deputado estadual Soldado Prisco (PSC) no quesito greve da Polícia Militar. E tinha tudo para encerrar o jogo como único vitorioso até a manhã de hoje. Rui manejou bem sua comunicação desde a noite de terça-feira, quando o suposto movimento paredista foi deflagrado, mirando única e exclusivamente a figura de Prisco, seu líder público, ao tratar da paralisação, estratégia que repetiria na manhã de ontem, elevando ainda mais o tom contra o parlamentar, que foi indiretamente chamado por ele de bandido, marginal e criminoso.
De fato, a sociedade passou a tarde sem a necessidade de questionar a garantia do governador de que o nível de adesão à greve deflagrada e liderada por Prisco era próximo de zero, ficando restrita a um pequeno grupo que a encampou, insuficiente, portanto, para que o movimento possa prosseguir, como seria o desejo do parlamentar. Com o enfraquecimento da mobilização ou mesmo a constatação de sua inexistência, o que se viu foi a revolta contra Prisco tomar conta da população, principalmente a mais pobre, tradicionalmente a mais vulnerável nesse tipo de ocorrência, devido aos transtornos provocados pelo anúncio da greve.
Diante da situação, o que se espera é a auto-rendição e consequente fracasso do movimento, além do enfraquecimento de Prisco como líder inconteste da corporação, que deve procurar uma figura à altura para representá-la no caso de, efetivamente, ter questões, como se supõe que haja, a resolver com o governo. Se tentar prosseguir com o movimento, o deputado vai, ao que tudo indica, marchar rumo à completa desmoralização, mostrando que se desconectou da estratégia que o norteou, permitindo que galgasse a condição de político depois de enfrentar, então apenas como líder da corporação, com extrema coragem, o governo Jaques Wagner (PT).
O preço pago foi o de uma implacável perseguição que resultou, inclusive, em sua prisão e em vários processos, a alguns dos quais o governador deve ter se referido na mais dura entrevista que já deu contra um adversário, ontem pela manhã. Quanto a Rui, mostrou que soube usar o conhecimento acumulado desde o primeiro movimento liderado por Prisco que levou o Estado ao caos sob a gestão Jaques Wagner. Além de ter buscado se cercar de que a tropa estava sob controle pelo seu Comando oficial, trabalhou com a perspectiva de atender a demandas da classe num processo de intermediação que não passasse pelo deputado, minando sua liderança.
Também agiu rápido junto à Procuradoria Geral do Estado no sentido de responsabilizar o deputado e punir PMs que aderissem ao movimento, invocando a legislação que proíbe greves na corporação, e colocou a Polícia Civil no encalço de grevistas que supostamente teriam praticado atos de vandalismo na terça-feira à noite a fim de espalhar o sentimento de insegurança na população. Assim, mostrou que agia em favor da sociedade e não apenas de uma categoria, um ponto a mais para a biografia de gestor exemplar com que procura se apresentar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GULFNOTICIAS JCNEWS ; IGREJA UNIVERSAL ABRE O JOGO E REVELA SOBRE SAÍDA DO BISPO FORMIGONI

Igreja Universal (IURD) abre o jogo sobre o bispo Formigoni e abala mundo gospel. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), resolveu abrir o jogo sobre o bispo Formigoni, depois que o ex-pastor da instituição Alfredo Paulo, contou sobre a expulsão de um dos braços fortes de Edir Macedo. Numa reunião que aconteceu na última quinta-feira, com pastores,  Renato Cardoso genro de Edir Macedo e lider de confiança da IURD  falou a versão dele do que aconteceu com o bispo Formigoni e porque ele não é mais bispo. Renato explicou que o Formigo procurou a esposa, assumindo que havia tinha tido uma conduta inconveniente com trocas de mensagem com outra mulher. Ainda afirmou que teve acesso a essas mensagens, e por isso ficou comprovado que ele foi desonroso e que faltou respeito com a própria esposa, com a igreja e principalmente com Deus. A IGREJA A UNIVERSAL LAMENTOU O FATO, MAS DE ACORDO COM RENATO CARDOSO, NÃO TINHA COMO MANTER FORMIGONI COMO BISPO, APESAR DE NÃO TER TIDO C

GULFNOTÍCIA : DEP. TIA ERON E BISPO BRUNO LEONARDO

Estive hoje com o querido Bispo Bruno Leonardo Cerqueira. Grande homem de Deus! Bispo da Igreja Batista Avivamento Mundial.

GULFNOTICIAS Raquel Maia e seu sorriso ( Silvio Santos,) sempre amiga de todas (Em 20... (vale a pena VER de novo, esse curso que muito aprendemos, com uma Profª Universitária de Brasilia) "Saudades"

Profa. Helenaide, vc me comoveu com sua simplicidade e CAPACIDADE, nos meus 48 anos por ai, ja vi, de muitos......... Tagarelas se dizendo Técnico, Prof, cheios de PHD`s e etc etc, mas vc com sua HUMILDADE e demostração de conhecedora do que é uma ONG e ``seus poderes``, LIDERES e o escambau, Parabéns Sra Profa. bonita, vou voltar, juntos com meus amigos, para APRENDER o QUE E SER LÍDER.