Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIAS JCNEWS ; Dulce não tinha limites para pedir: freira baiana aceitou ajuda até dos EUA

 Especial Pelos Olhos De Dulce_Uso Exclusivo_Matéria 2_ Irmã Dulce e a eterna busca por Dinheiro _Foto Divulgação Osid (4)Especial Pelos Olhos De Dulce_Uso Exclusivo_Matéria 1_Irmã Dulce no Circulo Operário da Bahia _Fotos de 1933 e 1934 _ _Crédito Osid (15)Especial Pelos Olhos De Dulce_Uso Exclusivo_Matéria 2_ Irmã Dulce e a eterna busca por Dinheiro _Foto Divulgação Osid (5)Especial Pelos Olhos De Dulce_Uso Exclusivo_Matéria 2_ Irmã Dulce e a eterna busca por Dinheiro _Foto Divulgação Osid (7)Especial Pelos Olhos De Dulce_Uso Exclusivo_Matéria 2- Ângelo Calmon de Sa - Credito Yuri Rosat (2)

Dulce, a eterna pedinte que tinha o apoio de vários políticos, mas nunca subiu em um palanque 

Para Dulce, segundo relembra Calmon de Sá, o dinheiro não tinha cor. Ela costumava dizer que não se envolvia com política e que seu partido era ‘Deus’. Ela fez valer essa frase como mantra. Do dinheiro dos americanos passando por presidentes militares e eleitos pelo voto ou não, governadores, prefeitos, comerciantes e qualquer pessoa que pudesse ajudar, Irmã Dulce era uma ‘pedinte profissional’.


O avião cargueiro com bandeira dos Estados Unidos foi um dos maiores que pousaram no Aeroporto de Salvador no ano de 1962. Com mais de 20 toneladas de mantimentos e remédios foi descarregado por uma dezena de militares americanos, voluntários e por uma freira franzina de hábito azul, preto e branco – era Irmã Dulce.
O governo dos Estados Unidos temia o avanço do comunismo no Brasil quando João Goulart assumiu o poder no país. Dulce pouco se importou com a origem da ajuda: os cerca de 150 leitos do recém-inaugurado Albergue Santo Antônio - que deu origem ao atual Hospital Santo Antônio - viviam lotados de doentes. A porta da entidade amanhecia todos os dias apinhada de gente em busca de alimentos e remédios.“Ela ficou muito contente quando soube que os americanos tinham mandado remédios e comida que daria para alimentar e cuidar de muita gente. Na época, questionaram porque ela estava aceitando isso dos Estados Unidos. Lembro que ela foi enfática ao dizer que não queria saber de onde vinha a ajuda, porque o que era importante era receber a ajuda. Irmã Dulce não tinha partido, nunca subiu em palanque e não queria ter suas obras associadas”, relembra Ângelo Calmon de Sá, empresário e dono do extinto Banco Econômico que foi um dos grandes apoiadores de Irmã Dulce e atualmente é integrante do Conselho de Administração das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), fundadas em 1959.Um ano antes da chegada dos donativos, em 1961, os americanos haviam enviado médicos voluntários para trabalhar nas Obras Sociais através do Catholic Relief Service. “O médico Frank Raila chegou ao Hospital Santo Antônio e rapidamente se tornou um dos mais preciosos auxiliares de Irmã Dulce. Foi o primeiro médico a atuar em regime de dedicação exclusiva com a freira”, relata o jornalista Graciliano Rocha em seu livro Irmã Dulce, a Santa dos Pobres (2019/Editora Planeta). Rocha pesquisou por oito anos a história da freira nos Estados Unidos, Itália e Brasil.

Dinheiro santo

Muito dinheiro circulava nas mãos de Dulce, mas segundo relatos de quem conviveu com ela, a religiosa não usava os recursos em seu benefício. Nos anos 1960, quando a fama de benfeitora da freira baiana se espalhou pela cidade longas filas se formaram na porta do Hospital Santo Antônio em busca de ajuda. Quando os americanos fizeram doações houve um período de grande fluxo financeiro nas obras. Não se pode dizer que havia sobra, mas foi um período mais confortável.
“Ela não tocava no dinheiro para benefício próprio ou de pessoas da família. Quando a obra recebeu uma grande quantia dos Estados Unidos, ela mandou uma carta para a madre-geral do convento pedindo autorização para pegar um pouco de dinheiro e comprar tecido para fazer um hábito novo, porque o dela estava rasgando”, conta Maria Rita Lopes Pontes, sobrinha de Dulce e atual superintendente das Osid.


Obs:    Apesar de ter sido CONVERTIDO,( graças a pessoas verdadeiramente, instrumentos de Deus,no segmento evangélicos ), mas NÃO convencido, se Jesus não teve religião, Tbm tô com ele, não gosto de INTOLERÂNCIA religiosa, conheço diversos pastores (a) que são pessoas de Cristo, mas tbm admiro e respeito história dessa saudosa Sra. Dulce, sua HUMILDADE, e CARIDADE aos pobres e doentes que ela prestou, é mais que consideravel, e deve ser lembrada como EXEMPLO, Obs; Os " politicos muito ajudarem, pensando em MARKETING eleitoral, mas segundo a história, Sra Dulce, nunca subiu em palanques nem pediu votos pra " santinhos dos...PAUS ÔCO", e no entanto vejo HOJE, tantos " LIDERES religiosos " se vendendo e negociando suas OVELHINHAS, e se dizem adeptos de Deus ( Bozo) que canalhas. morro de RIR com os hipócritas KKKKKKK, Sou de JESUS e de pessoas verdadeiramente de Deus, né Pastora Adenilza, Prs, Pedro, Jpseane ( Itatim-Ba,), Renildo, Denilson, Marcio Galvão, e dezenas de centenas de outros,de. 

Att J. Claudino.   ( Sou, mais QUEM não É )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GULFNOTICIAS JCNEWS ; IGREJA UNIVERSAL ABRE O JOGO E REVELA SOBRE SAÍDA DO BISPO FORMIGONI

Igreja Universal (IURD) abre o jogo sobre o bispo Formigoni e abala mundo gospel. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), resolveu abrir o jogo sobre o bispo Formigoni, depois que o ex-pastor da instituição Alfredo Paulo, contou sobre a expulsão de um dos braços fortes de Edir Macedo. Numa reunião que aconteceu na última quinta-feira, com pastores,  Renato Cardoso genro de Edir Macedo e lider de confiança da IURD  falou a versão dele do que aconteceu com o bispo Formigoni e porque ele não é mais bispo. Renato explicou que o Formigo procurou a esposa, assumindo que havia tinha tido uma conduta inconveniente com trocas de mensagem com outra mulher. Ainda afirmou que teve acesso a essas mensagens, e por isso ficou comprovado que ele foi desonroso e que faltou respeito com a própria esposa, com a igreja e principalmente com Deus. A IGREJA A UNIVERSAL LAMENTOU O FATO, MAS DE ACORDO COM RENATO CARDOSO, NÃO TINHA COMO MANTER FORMIGONI COMO BISPO, APESAR DE NÃO TER TIDO C

GULFNOTÍCIA : DEP. TIA ERON E BISPO BRUNO LEONARDO

Estive hoje com o querido Bispo Bruno Leonardo Cerqueira. Grande homem de Deus! Bispo da Igreja Batista Avivamento Mundial.

GULFNOTICIAS Raquel Maia e seu sorriso ( Silvio Santos,) sempre amiga de todas (Em 20... (vale a pena VER de novo, esse curso que muito aprendemos, com uma Profª Universitária de Brasilia) "Saudades"

Profa. Helenaide, vc me comoveu com sua simplicidade e CAPACIDADE, nos meus 48 anos por ai, ja vi, de muitos......... Tagarelas se dizendo Técnico, Prof, cheios de PHD`s e etc etc, mas vc com sua HUMILDADE e demostração de conhecedora do que é uma ONG e ``seus poderes``, LIDERES e o escambau, Parabéns Sra Profa. bonita, vou voltar, juntos com meus amigos, para APRENDER o QUE E SER LÍDER.