Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIAS JCNEWS ; O Assunto #24: Impeachment de Trump, as chances de o processo avançar e como isso muda a eleição dos EUA

Foto: (Evan Vucci/AP)A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou na terça-feira (24) abertura de processo de impeachment contra Donald Trump. O presidente americano é acusado de conspirar com o governo estrangeiro para prejudicar o adversário político Joe Biden.A Casa Branca divulgou nesta quarta-feira (25) um documento com a transcrição reconstruída da conversa do presidente Donald Trump com o presidente ucraniano Volodymir Zelensky, que motivou o pedido de inquérito de impeachment de Trump pelos democratas no Congresso.
texto mostra que Trump pediu ao ucraniano para investigar se o ex-vice-presidente Joe Biden (do Partido Democrata) encerrou uma investigação sobre uma empresa onde seu filho, Hunter Biden, trabalhava. Trump também pediu ao líder europeu que atuasse no assunto com Rudy Giuliani, ex-prefeito de Nova York e advogado do presidente americano, e o procurador-geral William Barr.
O documento com a reprodução do diálogo contém uma observação: o texto não é a transcrição exata de uma discussão, e sim um "memorando de conversa telefônica". Isso significa que ele "registra as anotações e lembranças" de funcionários designados para ouvir e registrar a conversa por escrito enquanto ela acontece. Vários fatores podem afetar a precisão do registro – incluindo conexões precárias e variações de sotaque ou interpretação, segundo a observação contida no documento.
Um alto funcionário da Casa Branca disse à CNN que a transcrição reconstruída da ligação, ocorrida em 25 de julho, vem de um software de reconhecimento de voz. Além de Trump, o presidente Zelensky também deu sua permissão para a divulgação.
Biden é o potencial rival de Trump na eleição presidencial de 2020. O telefonema aconteceu depois de Trump ordenar ao governo norte-americano que congelasse quase US$ 400 milhões de ajuda dos EUA à Ucrânia.
"Fala-se muito sobre o filho de Biden, que Biden interrompeu a investigação e muitas pessoas querem descobrir isso, então o que quer que você possa fazer com o procurador-geral seria ótimo", disse Trump durante a ligação, segundo a transcrição disponibilizada pelo Departamento de Justiça.
"Biden saiu por aí se vangloriando de ter impedido a investigação, então, se você puder conferir isso... Parece horrível para mim", disse o presidente dos EUA, de acordo com o documento.
Zelensky responde que "seu candidato" ao cargo de promotor "analisará a situação, especificamente a empresa que você mencionou".Hunter Biden, filho do ex-vice-presidente dos EUA Joe Biden, assiste a debate em que o pai participou em 2012 — Foto: Pablo Martinez Monsivais/Arquivo/AP PhotoHunter Biden, filho do ex-vice-presidente dos EUA Joe Biden, assiste a debate em que o pai participou em 2012  
"Foi uma carta amigável. Não houve pressão. Do jeito que isso foi ventilado, aquela ligação, seria a ligação do inferno. Acabou sendo um telefonema nada diferente do que muitas pessoas disseram: 'Eu nunca soube que você poderia ser tão legal'".
Trump disse que o inquérito de impeachment é uma "caça às bruxas". "Só para vocês entenderem, é a maior caça às bruxas da história americana, provavelmente na história, mas certamente na história americana", disse ele.
Ao anunciar a investigação na terça-feira, a presidente da Câmara de Representantes, a deputada democrata Nancy Pelosi, declarou que Trump traiu seu juramento ao cargo ao buscar ajuda da Ucrânia para prejudicar seu rival na corrida eleitoral de 2020, Joe Biden.Trump disse a Zelensky que o procurador-geral William Barr entraria em contato com ele sobre a reabertura da investigação sobre a empresa de gás ucraniana.
Mas o presidente americano não pediu que Barr contatasse a Ucrânia, disse um porta-voz do Departamento de Justiça, e Barr não se comunicou com a Ucrânia sobre uma possível investigação ou qualquer outro assunto. Barr, nomeado por Trump, só soube da conversa várias semanas depois que ela ocorreu, segundo o porta-voz.
Volodymyr Zelensky se reúne com Donald Trump em  Nova york, nesta quarta (25) — Foto: Reuters/Jonathan Ernst
"Foi normal. Nós falamos sobre muitas coisas, então eu acho que vocês leram que ninguém me pressionou", acrescentou.

'É uma piada', diz Trump

Em entrevista coletiva nesta quarta, Trump disse que o procedimento de impeachment se baseou em um "boato" espalhado pelo Partido Democrata para "ofuscar a Assembleia Geral das Nações Unidas".
"Eles colocaram em foco essa caça às bruxas porque não podem nos derrotar nas urnas", afirmou Trump.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GULFNOTICIAS JCNEWS ; IGREJA UNIVERSAL ABRE O JOGO E REVELA SOBRE SAÍDA DO BISPO FORMIGONI

Igreja Universal (IURD) abre o jogo sobre o bispo Formigoni e abala mundo gospel. A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), resolveu abrir o jogo sobre o bispo Formigoni, depois que o ex-pastor da instituição Alfredo Paulo, contou sobre a expulsão de um dos braços fortes de Edir Macedo. Numa reunião que aconteceu na última quinta-feira, com pastores,  Renato Cardoso genro de Edir Macedo e lider de confiança da IURD  falou a versão dele do que aconteceu com o bispo Formigoni e porque ele não é mais bispo. Renato explicou que o Formigo procurou a esposa, assumindo que havia tinha tido uma conduta inconveniente com trocas de mensagem com outra mulher. Ainda afirmou que teve acesso a essas mensagens, e por isso ficou comprovado que ele foi desonroso e que faltou respeito com a própria esposa, com a igreja e principalmente com Deus. A IGREJA A UNIVERSAL LAMENTOU O FATO, MAS DE ACORDO COM RENATO CARDOSO, NÃO TINHA COMO MANTER FORMIGONI COMO BISPO, APESAR DE NÃO TER TIDO C

GULFNOTÍCIA : DEP. TIA ERON E BISPO BRUNO LEONARDO

Estive hoje com o querido Bispo Bruno Leonardo Cerqueira. Grande homem de Deus! Bispo da Igreja Batista Avivamento Mundial.

GULFNOTICIAS Raquel Maia e seu sorriso ( Silvio Santos,) sempre amiga de todas (Em 20... (vale a pena VER de novo, esse curso que muito aprendemos, com uma Profª Universitária de Brasilia) "Saudades"

Profa. Helenaide, vc me comoveu com sua simplicidade e CAPACIDADE, nos meus 48 anos por ai, ja vi, de muitos......... Tagarelas se dizendo Técnico, Prof, cheios de PHD`s e etc etc, mas vc com sua HUMILDADE e demostração de conhecedora do que é uma ONG e ``seus poderes``, LIDERES e o escambau, Parabéns Sra Profa. bonita, vou voltar, juntos com meus amigos, para APRENDER o QUE E SER LÍDER.