Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIA Saúde implanta PEP e reforça prevenção ao HIV e ISTs em Lauro de Freitas

A rede de saúde de Lauro de Freitas ampliou a oferta com inserção de mais um serviço pioneiro no município. Nesta terça-feira (11), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro da Itinga, se tornou apta a realizar a Profilaxia de Pós-Exposição de Risco (PEP). A medida é uma forma de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções.
O secretário de Saúde, Erasmo Moura, acompanhado das equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE), destaca o avanço para a saúde do município. De acordo com o gestor, antes só era possível realizar este tratamento no Hospital Couto Maia. Para ele a aplicação do PEP no município trará agilidade e eficiência no tratamento.
“Pessoas que tiveram relações sexuais desprotegidas, vítimas de violência sexual, acidentes ocupacionais com objetos perfurocortantes devem procurar a unidade para realizar o exame do Teste Rápido e com até 72h pós exposição ao vírus HIV ou IST, o PEP é eficiente para impedir a infecção ou seja a entrada do vírus na corrente sanguínea”, explicou.
Segundo o coordenador municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Franklin Silva, no município hoje existem 883 pessoas que são soropositivas em tratamento no CTA. Ele estima que mais pessoas convivam com o vírus na cidade sem diagnóstico. “No CTA temos uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos para atender com sigilo todos que procurarem o serviço. A sede da unidade está localizada na Avenida Bispo Renato Cunha, no Centro da cidade. Funcionamos de segunda a sexta-feira das 8h às 14h”, informou.
A profilaxia dura 28 dias. O enfermeiro do CTA, Ramon Santos, explica que a PEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus. “Trata-se de uma urgência médica, que deve ser iniciada o mais rápido possível – preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas. Durante todo o tratamento a pessoa é acompanhada pela equipe”, disse.
Ainda segundo Ramon, este ano houve um aumento de cem novos casos no município, número superior a todos os anos anteriores desde a implantação do CTA em Lauro de Freitas em 2008. “Infelizmente a maior incidência está ocorrendo em jovens do sexo masculino. Já pegamos casos de garotos com doze anos com sífilis e dezesseis com HIV”, alerta.
A previsão é de expansão dos serviços no município. Franklin informou que a partir do próximo ano Lauro de Freitas receberá o PReP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV), ou seja o uso preventivo de medicamentos antes da exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar com vírus. “A PrEP deve ser utilizada se você acha que pode ter alto risco para adquirir o HIV”, explicou ele alertando ainda que a “PrEP não é para todos e também não é uma profilaxia de emergência, como é a PEP.
Os públicos prioritários para PrEP são as populações-chave, que concentram a maior número de casos de HIV no país: gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); pessoas trans; trabalhadores/as do sexo e parcerias sorodiferentes (quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra não)”, pontuou.
Jornalista Giovanna Reyner
Fotos Lucas Lins
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
12/12/2018 


Parabéns prefeita Moema Gramacho e o atuante Dr, Erasmo Moura Sec, Mun, de saúde e toda sua equipe
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NOTICIAGULF Ministério Público da Bahia abre novo inquérito para apurar supostas irregularidades praticadas por Márcio Paiva, ex-prefeito de Lauro de Freitas

O Ministério Público estadual (MP) abriu inquérito para apurar supostas irregularidades praticadas pelo ex-prefeito de Lauro de Freitas Márcio Paiva (PP) na contratação de uma empresa em 2014. Paiva, que deixou o comando da cidade em 2016, firmou contrato com a Consiga Assessoria e Consultoria Ltda por inexibilidade. Contudo, há indícios de fraudes no processo. Em 2014, o ex-prefeito teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios justamente por contratações irregulares.

Reincidente A mesma empresa foi contratada, em 2013 e 2014, pelo então prefeito de Candeias Sargento Francisco por inexibilidade, processo também investigado pelo MP desde o ano passado.


Fonte: Coluna Satélite do Correio da Bahia 
Postado por Noticiagulf

GULFNOTICIA : Moema tem uma história de luta pela vida e jamais de comprar o silêncio , principalmente de quem sofre

Uma fatalidade antecipou a passarem da pequena Lara aqui nesta terra de lobos em pele de cordeiro .

Deus a levou e com certeza está na parte de onde os anjinhos são acolhidos .
Uma mãe que perde um filho se desespera e diz coisas inacreditáveis , não age com a razão , mas com a forte emoção da perda de quem esteve em seu ventre por nove meses , de quem amamentou , trocou as fraldas e sonhou o tempo todo com uma vida longa pra seu bebê , a mãe de Lara pode tudo .
Não devia é um site que se diz sério , de informação , ouvir uma mãe machucada , ferida na alma e o pior postar algo sobre a Mulher , a Política que nos seus quase 5O anos de Militância , sempre lutou e defendeu a vida .
Quando Moema liga pra a mãe de Lara , não é pra comprar seu silêncio mesmo porque a Secretária de Saúde já explicou o que levou Lara a Óbito e a perícia dirá com certeza que foi uma Fatalidade e não Imperícia , Negligência dos Profissionais da saúde.
Moema ligou pra a Mãe de Lara porque é mãe ,avó e uma Prefei…

GULFNOTICIA : Inaugurado, Terminal de Ônibus Aeroporto vai receber mais de 100 mil passageiros/dia

Nesta manha (08)na  Terminal  da estação de transbordo do Metro, o líder comunitário Alinaldo Furakão, sendo entrevistado por uma repórter , diz que em nome da sua comunidade de Portão, agradece ao Gov. Rui Costa e a Sra Prefeita Moema Gramacho  e especialmente a Sr. Luis Valença  presidente da CCR-Metrô  que desde outros eventos tem sido muito gentil, para comigo,  e nos transmite uma esperança quanto a " cobrança que está escrito no projeto"  METRO ATÉ  PORTÃO, e finaliza, ficar feliz em ouvir que em breve o Metrô poderá ir ate´ Portão, palavras da prefeita ao nosso amigo  e tbm defensor de Portão o ver, Topó  Parabéns prefeita.