Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIA Saúde implanta PEP e reforça prevenção ao HIV e ISTs em Lauro de Freitas

A rede de saúde de Lauro de Freitas ampliou a oferta com inserção de mais um serviço pioneiro no município. Nesta terça-feira (11), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro da Itinga, se tornou apta a realizar a Profilaxia de Pós-Exposição de Risco (PEP). A medida é uma forma de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções.
O secretário de Saúde, Erasmo Moura, acompanhado das equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE), destaca o avanço para a saúde do município. De acordo com o gestor, antes só era possível realizar este tratamento no Hospital Couto Maia. Para ele a aplicação do PEP no município trará agilidade e eficiência no tratamento.
“Pessoas que tiveram relações sexuais desprotegidas, vítimas de violência sexual, acidentes ocupacionais com objetos perfurocortantes devem procurar a unidade para realizar o exame do Teste Rápido e com até 72h pós exposição ao vírus HIV ou IST, o PEP é eficiente para impedir a infecção ou seja a entrada do vírus na corrente sanguínea”, explicou.
Segundo o coordenador municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Franklin Silva, no município hoje existem 883 pessoas que são soropositivas em tratamento no CTA. Ele estima que mais pessoas convivam com o vírus na cidade sem diagnóstico. “No CTA temos uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos para atender com sigilo todos que procurarem o serviço. A sede da unidade está localizada na Avenida Bispo Renato Cunha, no Centro da cidade. Funcionamos de segunda a sexta-feira das 8h às 14h”, informou.
A profilaxia dura 28 dias. O enfermeiro do CTA, Ramon Santos, explica que a PEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus. “Trata-se de uma urgência médica, que deve ser iniciada o mais rápido possível – preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas. Durante todo o tratamento a pessoa é acompanhada pela equipe”, disse.
Ainda segundo Ramon, este ano houve um aumento de cem novos casos no município, número superior a todos os anos anteriores desde a implantação do CTA em Lauro de Freitas em 2008. “Infelizmente a maior incidência está ocorrendo em jovens do sexo masculino. Já pegamos casos de garotos com doze anos com sífilis e dezesseis com HIV”, alerta.
A previsão é de expansão dos serviços no município. Franklin informou que a partir do próximo ano Lauro de Freitas receberá o PReP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV), ou seja o uso preventivo de medicamentos antes da exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar com vírus. “A PrEP deve ser utilizada se você acha que pode ter alto risco para adquirir o HIV”, explicou ele alertando ainda que a “PrEP não é para todos e também não é uma profilaxia de emergência, como é a PEP.
Os públicos prioritários para PrEP são as populações-chave, que concentram a maior número de casos de HIV no país: gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); pessoas trans; trabalhadores/as do sexo e parcerias sorodiferentes (quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra não)”, pontuou.
Jornalista Giovanna Reyner
Fotos Lucas Lins
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
12/12/2018 


Parabéns prefeita Moema Gramacho e o atuante Dr, Erasmo Moura Sec, Mun, de saúde e toda sua equipe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTICIAGULF Ministério Público da Bahia abre novo inquérito para apurar supostas irregularidades praticadas por Márcio Paiva, ex-prefeito de Lauro de Freitas

O Ministério Público estadual (MP) abriu inquérito para apurar supostas irregularidades praticadas pelo ex-prefeito de Lauro de Freitas Márcio Paiva (PP) na contratação de uma empresa em 2014. Paiva, que deixou o comando da cidade em 2016, firmou contrato com a Consiga Assessoria e Consultoria Ltda por inexibilidade. Contudo, há indícios de fraudes no processo. Em 2014, o ex-prefeito teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios justamente por contratações irregulares.

Reincidente A mesma empresa foi contratada, em 2013 e 2014, pelo então prefeito de Candeias Sargento Francisco por inexibilidade, processo também investigado pelo MP desde o ano passado.


Fonte: Coluna Satélite do Correio da Bahia 
Postado por Noticiagulf

DOMETILA GARRIDO - 1ª REPÓRTER MULHER DA BAHIA - MORADORA DE LAURO DE FREITAS

Mulher com espírito empreendedor, Dometila Cerqueira Garrido do Val, atualmente com  anos, nascida em 29 de agosto de 1933 num pequeno sobrado no bairro de Roma, destacou-se nas décadas de 60 e 70 pelas diversas atividades executadas.
Formada em Contabilidade pela Faculdade de Ciências Econômicas, exerceu por pouco tempo a sua profissão. Em 1961, ao declamar o poema Vozes D'áfrica de Castro Alvez, foi convidada pelo presidente do sindicato de jornalismo para escrever na redação do Diários Associados, em uma época onde as redações de jornalismos eram compostas exclusivamente por homens, tornando-a a primeira mulher a ocupar um lugar no diário. Segundo Domitila não sofreu nenhum preconceito, pelo contrário, era protegida – “Jehová de Carvalho me protegia”, referindo-se ao colega jornalista. Mas no início precisou impor respeito. “Eu usava um sapato de salto fino com capa-fixa. Quando batia no assoalho fazia muita zoada e batia para não ouvir palavrões. Depois de um ano o palavrão foi…

GULFNOTICIA : Moema tem uma história de luta pela vida e jamais de comprar o silêncio , principalmente de quem sofre

Uma fatalidade antecipou a passarem da pequena Lara aqui nesta terra de lobos em pele de cordeiro .

Deus a levou e com certeza está na parte de onde os anjinhos são acolhidos .
Uma mãe que perde um filho se desespera e diz coisas inacreditáveis , não age com a razão , mas com a forte emoção da perda de quem esteve em seu ventre por nove meses , de quem amamentou , trocou as fraldas e sonhou o tempo todo com uma vida longa pra seu bebê , a mãe de Lara pode tudo .
Não devia é um site que se diz sério , de informação , ouvir uma mãe machucada , ferida na alma e o pior postar algo sobre a Mulher , a Política que nos seus quase 5O anos de Militância , sempre lutou e defendeu a vida .
Quando Moema liga pra a mãe de Lara , não é pra comprar seu silêncio mesmo porque a Secretária de Saúde já explicou o que levou Lara a Óbito e a perícia dirá com certeza que foi uma Fatalidade e não Imperícia , Negligência dos Profissionais da saúde.
Moema ligou pra a Mãe de Lara porque é mãe ,avó e uma Prefei…