Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIA : Inaugurado, Terminal de Ônibus Aeroporto vai receber mais de 100 mil passageiros/dia

A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Valmir Sodré, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livreA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidãoA imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Valmir Sodré, pessoas em pé e multidãoEntre o vai e vem de passageiros em seu primeiro dia de funcionamento, o Terminal de Ônibus Aeroporto foi inaugurado nesta quarta-feira (8). Localizado em Lauro de Freitas, o equipamento, que faz integração com o metrô e dispõe de uma estrutura de 11.700 m² de área total com três faixas, 13 plataformas, escada rolante, elevador, sinalização em braile e videomonitoramento, tem capacidade para receber mais de 100 mil passageiros por dia.
“Nunca na história da Bahia se fez tanto em mobilidade como esse conjunto de obras que se traduz na realização de um sonho. Esse terminal é mais uma entrega em parceria com o Governo do Estado para o povo da Bahia”, destacou a prefeita Moema Gramacho. Ela lembrou que assinou o contrato, em 2011, garantindo a vinda do metrô para Lauro de Freitas. “Isso tudo foi sonhado lá atrás e a partir daí vimos o metrô passar a ser realidade”.
A prefeita ressaltou o quanto foi difícil fazer uma obra dessas num momento de crise nacional. “O metrô deixa de ser ficção e finalizamos essa etapa com a possibilidade concreta de expansão. Assim que essa estação atingir 6 mil passageiros no horário de pico, vamos caminhar para uma segunda estação. O município já está pronto para recebê-la. E se lá atrás era um sonho e virou realidade, o nosso desejo de chegar até o Parque Shopping pode se realizar também e estes que estão aqui já mostraram que são capazes de fazer”.
O Terminal de Ônibus Aeroporto faz parte do Sistema Metroviário de Salvador/ Lauro de Freitas e foi construído pela CCR Metrô Bahia em seis meses. “Pra mim é a realização de mais um sonho como foi a inauguração da Estação Aeroporto de Metrô. Fazer essa obra em tempo recorde foi incrível e a impressão dessa entrega é a conclusão plena do nosso trabalho. Saímos com a sensação de dever cumprido”, confessou o presidente da CCR Metrô Bahia, Luís Valença, que foi homenageado pela prefeita.
Para o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Demir Barbosa, o Terminal de Ônibus Aeroporto vai trazer mais conforto e acessibilidade para os moradores de Lauro de Freitas e da Região Metropolitana. “Estou muito feliz em participar deste momento aqui em Lauro de Freitas ao lado de uma prefeita empenhada no desenvolvimento da sua cidade”. O secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcos Cavalcante também participou da entrega.
Seguindo sua rotina semanal de sair de Mussurunga para Jauá, Ioná Mamona já contabilizava os benefícios em comodidade e segurança que vai ter com a nova estação. “Antes eu esperava o ônibus pra Jauá no ponto de ônibus na rua, agora posso contar com a estrutura de uma estação. No primeiro dia a gente sempre estranha, mas agora é só uma questão de se acostumar, como em qualquer mudança”.
Secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) de Lauro de Freitas, Olinto Borri, destacou o principal objetivo do terminal. “O processo de integração está sendo feito junto a Agerba e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano para otimizar os resultados diminuindo o tempo de deslocamento, aumentando o conforto e buscando o melhor para o povo da nossa terra”. A fiscalização do novo Terminal estará sob a responsabilidade da SETTOP.
O acesso ao terminal para pedestres é feito pela passarela que liga o terminal à Estação Aeroporto de Metrô, à Rua Gerino de Souza Filho, e à Avenida Santos Dumont. O equipamento funcionará das 4h45 até 1h. Além da estrutura voltada aos passageiros, o terminal que receberá 36 linhas metropolitanas e uma urbana conta com um espaço reservado para os rodoviários, com sala de apoio e copa.
Embalada ao som da Charanga Vem com a Gente, a cerimônia que contou com a participação da população, secretários e vereadores municipais, marcou também a finalização das obras do Pátio de Estacionamento de Trens da Estação Aeroporto, onde ficará parte da frota dos trens da Linha 2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTICIAGULF Ministério Público da Bahia abre novo inquérito para apurar supostas irregularidades praticadas por Márcio Paiva, ex-prefeito de Lauro de Freitas

O Ministério Público estadual (MP) abriu inquérito para apurar supostas irregularidades praticadas pelo ex-prefeito de Lauro de Freitas Márcio Paiva (PP) na contratação de uma empresa em 2014. Paiva, que deixou o comando da cidade em 2016, firmou contrato com a Consiga Assessoria e Consultoria Ltda por inexibilidade. Contudo, há indícios de fraudes no processo. Em 2014, o ex-prefeito teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios justamente por contratações irregulares.

Reincidente A mesma empresa foi contratada, em 2013 e 2014, pelo então prefeito de Candeias Sargento Francisco por inexibilidade, processo também investigado pelo MP desde o ano passado.


Fonte: Coluna Satélite do Correio da Bahia 
Postado por Noticiagulf

DOMETILA GARRIDO - 1ª REPÓRTER MULHER DA BAHIA - MORADORA DE LAURO DE FREITAS

Mulher com espírito empreendedor, Dometila Cerqueira Garrido do Val, atualmente com  anos, nascida em 29 de agosto de 1933 num pequeno sobrado no bairro de Roma, destacou-se nas décadas de 60 e 70 pelas diversas atividades executadas.
Formada em Contabilidade pela Faculdade de Ciências Econômicas, exerceu por pouco tempo a sua profissão. Em 1961, ao declamar o poema Vozes D'áfrica de Castro Alvez, foi convidada pelo presidente do sindicato de jornalismo para escrever na redação do Diários Associados, em uma época onde as redações de jornalismos eram compostas exclusivamente por homens, tornando-a a primeira mulher a ocupar um lugar no diário. Segundo Domitila não sofreu nenhum preconceito, pelo contrário, era protegida – “Jehová de Carvalho me protegia”, referindo-se ao colega jornalista. Mas no início precisou impor respeito. “Eu usava um sapato de salto fino com capa-fixa. Quando batia no assoalho fazia muita zoada e batia para não ouvir palavrões. Depois de um ano o palavrão foi…

GULFNOTICIA : Moema tem uma história de luta pela vida e jamais de comprar o silêncio , principalmente de quem sofre

Uma fatalidade antecipou a passarem da pequena Lara aqui nesta terra de lobos em pele de cordeiro .

Deus a levou e com certeza está na parte de onde os anjinhos são acolhidos .
Uma mãe que perde um filho se desespera e diz coisas inacreditáveis , não age com a razão , mas com a forte emoção da perda de quem esteve em seu ventre por nove meses , de quem amamentou , trocou as fraldas e sonhou o tempo todo com uma vida longa pra seu bebê , a mãe de Lara pode tudo .
Não devia é um site que se diz sério , de informação , ouvir uma mãe machucada , ferida na alma e o pior postar algo sobre a Mulher , a Política que nos seus quase 5O anos de Militância , sempre lutou e defendeu a vida .
Quando Moema liga pra a mãe de Lara , não é pra comprar seu silêncio mesmo porque a Secretária de Saúde já explicou o que levou Lara a Óbito e a perícia dirá com certeza que foi uma Fatalidade e não Imperícia , Negligência dos Profissionais da saúde.
Moema ligou pra a Mãe de Lara porque é mãe ,avó e uma Prefei…