Pular para o conteúdo principal

GULFNOTICIA Moradores recebem prefeita para esclarecimentos sobre Orçamento Participativo de Vida Nova

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, multidãoA imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Edivaldo FerreiraSempre ouço a comunidade e busco em minha gestão tomar decisões com a participação do povo”. Foi ressaltando a importância de ouvir a população que a prefeita Moema Gramacho encontrou moradores do bairro de Vida Nova, no final da tarde de sábado (14). O encontro foi um convite de delegados do Orçamento Participativo (OP) e da comunidade de Vida Nova. Após os debates, a prefeita destinou uma ambulância que funcionará como UTI Móvel na Unidade de Saúde da Família de Caji Vida Nova.
O andamento das prioridades definidas nas audiências do Orçamento Participativo, aprovadas em dezembro do ano passado, foi a pauta principal do encontro. Além do bairro de Vida Nova, OP nessa região abrange as comunidades de Caji Caixa D´Água, Quingoma, Jardim Castelhão e Jardim Ipitanga.
Depois de ouvir as demandas da população, a prefeita Moema Gramacho esclareceu o andamento dos processos do OP. “Desde que coloquei meu nome para assumir a gestão de Lauro de Freitas, trabalho diuturnamente. Há oito meses, em novembro do ano passado, definimos, a partir da escolha feita por vocês, quais seriam as obras prioritárias. Tudo que foi planejado no OP está dentro do prazo de execução. A gente planeja em um ano e realiza ao longo do ano seguinte”, explicou a prefeita.
As três prioridades eleitas pela população na audiência do OP de Vida Nova foram a construção de uma creche em Jardim Castelhão, requalificação da Praça da Mangueira e pavimentação da Rua Maria de Lourdes. Para essas demandas, a prefeita explicou que as obras estão na fase final de licitação das empresas que vão prestar o serviço. “Antes de uma obra ser feita, é preciso planejar, licitar e elaborar o projeto para execução do serviço” destacou Moema.
Segundo a prefeita, o projeto para construção da creche do Jardim Castelhão está pronto e sendo licitado. A obra será iniciada assim que for concluída a licitação. Para a requalificação da Praça da Mangueira, Moema mostrou aos moradores o projeto e as intervenções que serão feitas no local. Entre as melhorias estão a construção de uma escola, implantação de uma ciclovia, revitalização da quadra, a instalação do parque infantil já adquirido pela Prefeitura, ordenamento dos empreendimento locais além de um camelódromo. Sobre a pavimentação da Rua Maria de Lourdes, a prefeita dará ordem de serviço dentro de duas semanas.
Na avaliação da morada da comunidade do Caji Caixa D’Água, Vilma Bahia, o encontro com a prefeita foi bastante positivo. “Eu tenho uma visão muito boa do Orçamento Participativo. Hoje tivemos aqui a fala de muitos moradores que estão buscando com a prefeita a melhoria para o seu bairro. O lado positivo é que a prefeita deu a resposta que a gente precisava. Hoje eu volto para casa esperançosa e peço que a prefeita olhe mais pela comunidade do Caji. Tenho certeza que o batom vermelho dela é honrado”.
Além dos esclarecimentos sobre o andamento das prioridades do OP, a prefeita garantiu: “Estamos fazendo primeiro o que definimos como prioridade, isso não significa que vamos parar por aqui. Estou entregando agora uma ambulância que irei equipar para funcionar como UTI Móvel aqui no bairro de Vida Nova, e concluindo a mudança da Escola Príncipe da Paz que será entregue no final de agosto”, enfatizou Moema.
Participaram do encontro os secretários chefe de Gabinete, Roberto Lopes, de Infraestrutura, Vidigal Cafezeiro, e de Governo, Luiz Maciel, a coordenadora do Orçamento Participativo, Leyde Regis, os vereadores Edivaldo Ferreira, Roque Fagundes, Coca Branco, e a vereadora Débora Regis, representantes da comunidade e delegados do OP de Vida Nova.
Jornalista Laerte Santana
Fotos Rafael Magno
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
16/07/2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTICIAGULF Ministério Público da Bahia abre novo inquérito para apurar supostas irregularidades praticadas por Márcio Paiva, ex-prefeito de Lauro de Freitas

O Ministério Público estadual (MP) abriu inquérito para apurar supostas irregularidades praticadas pelo ex-prefeito de Lauro de Freitas Márcio Paiva (PP) na contratação de uma empresa em 2014. Paiva, que deixou o comando da cidade em 2016, firmou contrato com a Consiga Assessoria e Consultoria Ltda por inexibilidade. Contudo, há indícios de fraudes no processo. Em 2014, o ex-prefeito teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios justamente por contratações irregulares.

Reincidente A mesma empresa foi contratada, em 2013 e 2014, pelo então prefeito de Candeias Sargento Francisco por inexibilidade, processo também investigado pelo MP desde o ano passado.


Fonte: Coluna Satélite do Correio da Bahia 
Postado por Noticiagulf

DOMETILA GARRIDO - 1ª REPÓRTER MULHER DA BAHIA - MORADORA DE LAURO DE FREITAS

Mulher com espírito empreendedor, Dometila Cerqueira Garrido do Val, atualmente com  anos, nascida em 29 de agosto de 1933 num pequeno sobrado no bairro de Roma, destacou-se nas décadas de 60 e 70 pelas diversas atividades executadas.
Formada em Contabilidade pela Faculdade de Ciências Econômicas, exerceu por pouco tempo a sua profissão. Em 1961, ao declamar o poema Vozes D'áfrica de Castro Alvez, foi convidada pelo presidente do sindicato de jornalismo para escrever na redação do Diários Associados, em uma época onde as redações de jornalismos eram compostas exclusivamente por homens, tornando-a a primeira mulher a ocupar um lugar no diário. Segundo Domitila não sofreu nenhum preconceito, pelo contrário, era protegida – “Jehová de Carvalho me protegia”, referindo-se ao colega jornalista. Mas no início precisou impor respeito. “Eu usava um sapato de salto fino com capa-fixa. Quando batia no assoalho fazia muita zoada e batia para não ouvir palavrões. Depois de um ano o palavrão foi…

GULFNOTICIA : Moema tem uma história de luta pela vida e jamais de comprar o silêncio , principalmente de quem sofre

Uma fatalidade antecipou a passarem da pequena Lara aqui nesta terra de lobos em pele de cordeiro .

Deus a levou e com certeza está na parte de onde os anjinhos são acolhidos .
Uma mãe que perde um filho se desespera e diz coisas inacreditáveis , não age com a razão , mas com a forte emoção da perda de quem esteve em seu ventre por nove meses , de quem amamentou , trocou as fraldas e sonhou o tempo todo com uma vida longa pra seu bebê , a mãe de Lara pode tudo .
Não devia é um site que se diz sério , de informação , ouvir uma mãe machucada , ferida na alma e o pior postar algo sobre a Mulher , a Política que nos seus quase 5O anos de Militância , sempre lutou e defendeu a vida .
Quando Moema liga pra a mãe de Lara , não é pra comprar seu silêncio mesmo porque a Secretária de Saúde já explicou o que levou Lara a Óbito e a perícia dirá com certeza que foi uma Fatalidade e não Imperícia , Negligência dos Profissionais da saúde.
Moema ligou pra a Mãe de Lara porque é mãe ,avó e uma Prefei…