Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 28, 2013

Mirela defende Câmara Itinerante no reinício das Sessões do Legislativo Municipal‏

Mirela defende Câmara Itinerante no reinício das Sessões do Legislativo Municipal
A vereadoraMirela Macedo (PSD) voltou a defender a necessidade da proximidade institucional entre a Câmara Municipal de Lauro de Freitas e população da cidade.
A declaração foi nestaquinta-feira (1ª), na primeira Sessão após o recesso legislativo.
Para Mirela, é preciso que todos os vereadores se unam para institucionalizar a Câmara Itinerante, que prevê a realização de Sessões dentro das comunidades do município.” Precisamos ouvir a população  diretamente na comunidade, o resultado é muito mais satisfatório”, justificou.
Na ocasião, a vereadora também pontuou a importância da criação da TV Câmara, o que pode levar ao conhecimento de toda população as ações dos membros do legislativo.
-- 
R

Bahia tem a 7ª melhor média de público e Vitória a 10ª no Brasileirão

O Campeonato Brasileiro chega à 11ª rodada neste final de semana e alguns dados estatísticos já começam a demonstrar quais as torcidas mais presentes nos estádios do país. Com novas arenas espalhadas pelo Brasil, os preços dos ingressos subiram, mas parece que os altos valores cobrados não têm afastado os torcedores das arquibancadas.

Até a 10ª rodada, o Bahia aparece na 7ª colocação em média de público como mandante com 16.368 torcedores por partida. Já o Vitória surge na 10ª posição com 14.333 presentes em jogos com mando rubro negro.

O líder na média de público é o Corinthians com 29.085 torcedores por partida.  Enquanto a Portuguesa é a lanterninha com 1.778 presentes por jogo.

Marco Feliciano é convidado pelo PEN à presidência da República

O pastor Marco Feliciano foi convidado pelo Partido Ecológico Nacional (PEN) para disputar a presidência da República. Segundo o colunista da Veja, Lauro Jardim, Feliciano negou a proposta, mas considera disputar uma vaga no Senado em 2014 em São Paulo em vez de tentar na Câmara novamente.





Não quer aparecer: amante de Tony Salles dança em palco e quase mostra demais

Desde que apareceu por ter revelado que tinha um affair com Tony Salles, marido da apresentadora da Record Bahia, Scheila Carvalho, Kamyla Simioni jurava que não queria aparecer, e que precisa de mídia. Entretanto, a empresária mineira não tem feito outra coisa desde que o caso veio à tona. Na quinta-feira (1), ela fechou um camarote de uma boate em Belo Horizonte, e na sexta-feira (2), foi a vez de atacar na noite paulistana. Na companhia da irmã Yamani, na boate Nuwance, a dupla também teve um camarote só para elas e ainda ganhou convite para subir ao palco e dançar ao lado do cantor que se apresentava no local. O figurino foi o mesmo: roupas coladíssimas e saltos altíssimos.

Anitta negou participar do DVD de Claudia Leitte para não magoar Ivete

Anitta recebeu um convite de Claudia Leitte para participar da gravação do novo DVD neste sábado (03), em Pernambuco, mas negou a participação alegando estar envolvida em outra produção. 
No entanto, a coluna Retratos da Vida, do jornal Extra, disse que a morena negou o convite porque está se sentindo 'amiga de infância' de Ivete Sangalo e não queria magoar a rainha do axé dando Ibope para a ‘rival’.  Fato mesmo é que a morena está cansada de burburinhos negativos em torno do seu nome. Recentemente, ela bateu boca com um seguidor do Twitter falando justamente sobre uma série de boatarias sobre sua postura.

Centro de Hemodiálise inaugurado foi indicado em maio pela vereadora Mirela‏

Centro de Hemodiálise inaugurado foi indicado em maio pela vereadora Mirela

Devecomeçara atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já na próxima segunda-feira (5), a Nefrovita – Clínica de Tratamento dos Rins.
A unidade é a primeira do seguimento em Lauro de Freitas, e foi inaugurada na última quarta-feira (31), com a presença do secretário estadual da saúde Jorge Solla.
A Nefrovita atende ao pedido da presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereadora Mirela Macedo (PSD), que apresentou na sessão do dia 9 de maio a Indicação nº 133/2013 solicitando um Centro de Hemodiálise em Lauro de Freitas, que foi aprovado por unanimidade na ocasião. (Veja aqui)
Com capacidade para realizar 2.760 sessões de hemodiálise por mês, a Nefrovita está localizada na Rua Ubaldo da Fonte. Pela Estrada do Coco, o paciente pega a segunda rua à direita após a Tend Tudo. Em seguida, segue pela primeira à direita.

Vereadora Naide Brito credita colocação de Lauro de Freitas no IDH à administração de Moema‏

Praticamente empatado com a capital, Lauro de Freitas desponta como segundo colocado no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) no Estado da Bahia, no ranking divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro. O município atingiu IDHM de 0,754, ocupando a 467ª posição entre os 5.565 municípios do país. Em 2000, o município estava na 1.296ª posição. Os dados publicados ontem se referem ao período 2000 a 2010. O salto no IDHM de Lauro de Freitas foi saudado pela vereadora Naide Brito (PT Lauro de Freitas) como reconhecimento das políticas públicas transformadoras implementadas pela gestão da ex-prefeita Moema Gramacho. “Dos dez anos computados, cinco estão na administração de Moema – 2005 a 2010. Se fossem computados os dados até 2012 certamente o Índice de Lauro de Freitas seria ainda melhor e passariaSalvador”. O IDH avalia três aspect…

Prefeituras são multadas por uso indevido de verba federal

O Tribunal de Contas dos Municípios está acompanhando, com o máximo de atenção, o Relatório de Avaliação da Execução de Programas de Governo (AEPG) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Neste relatório, a CGU revela que, nos quatro estados e 120 municípios fiscalizados na amostra, dos quais 15 baianos, foram detectados casos de professores recebendo valores abaixo do piso nacional e, em vários municípios, foram verificadas despesas incompatíveis com o objetivo do Fundo, além de irregularidades em licitações.

Na Bahia, o TCM, exercendo a sua função fiscalizadora, em especial no FUNDEB, nos últimos 10 anos, por desvio de finalidade na aplicação dos recursos, já autuou 3.109 irregularidades, imputando ressarcimentos na ordem de R$ 254.464.684,04.

Quanto às principais falhas destacadas no Relatório, a falta de competitividade, direcionamento e simulação de processos …

Caso Pierre Bourdieu: pré-candidato a presidência do Vitória é preso

Foi preso na manhã desta sexta-feira (2), Petter Souza e Silva, pré-candidato à presidência do Vitória. Silva foi preso em sua residência, no prédio Lagoa do Abaeté, no Imbuí, após denúncias de irregularidades no convênio entre a Ong Pierre Bourdieu – da qual é contador -, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Secretaria Estadual da Educação.

Como resultado da Operação Prometheus, entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), também foram presos o presidente e dois diretores da Ong.

Dentre as irregularidades estão a falta de prestação de contas em compras de materiais para a organização, desde computadores até alimentos.

A apresentação, na tarde desta sexta-feira (2), foi conduzida pela delegada Susy Brandão, que coordenou a operação pela SSP, e pelo promotor Aliomar José Figueiredo da Silva, coordenador do Gaeco.

Os acusados ficarão presos por cinco dias. De acordo com a polícia, …

Dilma sanciona, com vetos, Lei Anticorrupção

A presidente Dilma Rousseff sancionou, nesta quinta-feira (1), com vetos, a Lei Anticorrupção, que responsabiliza administrativa e civilmente empresas que cometem crimes contra a administração pública e prevê novas punições. Aprovada pelo Senado no começo de julho, a lei prevê punição, em outras esferas além da judicial, de empresas que corrompam agentes públicos, fraudem licitações e contratos ou dificultem atividade de investigação ou fiscalização de órgãos públicos, entre outros ilícitos.

Dilma fez três vetos ao texto, segundo informações da Controladoria-Geral da União (CGU). No primeiro veto, a presidente retirou do texto o trecho que limitava o valor da multa aplicada às empresas ao valor do contrato. Fica mantida a redação que prevê a aplicação de multa de até 20% do faturamento bruto da empresa, ou até R$60 milhões, quando esse cálculo não for possível.

No segundo veto, o governo retirou da lei o trecho que tratava da necessidade de comprovação de culpa ou dolo para aplicar sanç…

Regularização Fundiária: oficina promovida pela Prefeitura chega ao último dia‏

Regularização Fundiária: oficina promovida pela Prefeitura chega ao último dia
Profissionais da Procuradoria Jurídica (Projur) e das secretarias de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), Infraestrutura (Seinfra), e Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci), participam nesta sexta-feira (2), do último dia da Oficina de Capacitação sobre Regularização Fundiária. A iniciativa foi iniciada nesta quinta-feira (1º), e realiza-se das 9h às 17h, na União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime). A ação é promovida pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por meio da Seplan, com o foco principal na discussão sobre os tópicos que envolvem a temática em questão.
A oficina é ministrada por Elisamara Emiliano, Bruno Heim e Aparecida Netto, consultores da Vivenda - Consultoria, Assessoria e Planejamento. Estão previstas as seguintes atividades para a conclusão dos trabalhos: apresentação das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), passos para regulamentação das Zeis, p…

Prefeitura amplia prazo para desconto do Refis 2013‏

Prefeitura amplia prazo para desconto do Refis 2013
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria da Fazenda (Sefaz), prorroga até o dia 31 de agosto, o prazo estabelecido para o contribuinte regularizar pendências financeiras com o município, oriundas de créditos da Fazenda Pública, vencidos até dezembro de 2012.  Podem ser quitados o IPTU, ISS, TFF e TLL, dentro do Programa Municipal de Recuperação Fiscal (Refis).
O decreto nº 3.662 foi publicado no Diário Oficial do Munícipio, no dia 30 de julho. Nele está especificado que, através do artigo 8° da Lei Municipal n° 1.492, de 17 de maio de 2013, o chefe do Poder Executivo está autorizado a prorrogar o prazo previsto no art. 2° desta lei, desde que não ultrapasse o atual exercício financeiro. Clique aqui e confira o decreto nº 3.662 na íntegra!
Começou a décima etapa do Circuito Regional de Vôlei de Praia
A décima etapa do Circuito Banco do Brasil Regional de Vôlei de Praia teve início às 10h desta sexta-feira (2), na praia da Barraca da Gávea, com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas - através da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel) - e da barraca, situada em Vilas do Atlântico. Foram realizados três jogos classificatórios para a 2ª Etapa, que acontece no sábado (3), a partir das 8h30, onde serão definidas as duplas que jogarão na final, no domingo (4). O Banco do Brasil, patrocinador oficial do circuito, escolheu o local por considerar ser o melhor espaço para realizar o evento, confirmando a declaração do proprietário da Barraca da Gávea, Coreolano Oliveira, que contou que o ponto tem 28 anos e é o único com quatro quadras profissionais de vôlei de praia, próprias para receber um campeonato deste porte. O circuito é uma realização da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e a Federação Baiana…

Prefeitura visita Parque Santa Rita, em Itinga‏

Prefeitura visita Parque Santa Rita, em Itinga

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria da Juventude (Seju), deu início, na última quinta-feira (1º), ao Projeto Juventude nas Comunidades, com a primeira visita na localidade do Parque Santa Rita, em Itinga.
O intuito deste projeto é estabelecer um contato direto com as comunidades do município, proporcionando discussões continuadas, vivenciando a realidade de cada localidade, para que assim a criação de políticas públicas seja direcionada para tais necessidades. Neste primeiro contato, a secretária da Seju, Juliana Guimarães, apresentou os projetos da secretaria e propôs uma parceria com a comunidade, salientando a importância dessa união para o bem maior.
“Nós queremos criar ferramentas e trazê-las para cada comunidade, para o Parque Santa Rita, pois o nosso principal objetivo é acompanhá-los de perto para mudarmos juntos essa realidade”, garantiu a secretária.
Alguns moradores presentes explanaram suas opi…

Estado da Bahia receberá R$ 20,7 milhões para as cirurgias eletivas

Ministério da Saúde  vem investindo na ampliação do acesso à realização de cirurgias eletivas nos estados e municípios. A medida tem como objetivo reduzir o tempo de espera nestes procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A Bahia receberá R$ 20,7 milhões para a realização destascirurgias de imediato, e até 2014, o estado poderá receber recursos adicionais mediante análise da produção efetuada com o montante da primeira parcela. Os recursos serão aplicados nas especialidades de maior demanda e naquelas escolhidas pelos gestores locais, conforme a realidade de sua região. Do total para a região, R$ 16,7 milhões serão destinados à realização de cirurgia de catarata e R$ 261,8 mil para tratamento de varizes, cirurgias ortopédicas e nas áreas de urologia, oftalmologia e otorrinolaringologia, incluindo retirada de amígdalas. Outros R$ 3,6 milhões atenderão as demandas apresentadas pelos gestores estaduais. O estado da Bahia realizou, em 2012, 221.603 cirurgias eletivas pelo SUS, com in…

Jovens de classe média são presos com metralhadora

Quatro integrantes de uma quadrilha suspeita de tráfico, formada por jovens de famílias de classe média de Vitória da Conquista, a cerca de 556 km de Salvador, foram presos por investigadores da Delegacia de Homicídios (DH) com uma metralhadora Beretta, calibre 9 mm, de uso restrito, na quarta-feira (31), de acordo com informações divulgadas pela polícia. Os suspeitos integram um grupo criminoso envolvido em assaltos e homicídios na cidade e são comparsas de "Nem Bomba", apontado como principal traficante da região.
Ainda segundo a polícia, foram presos Amanda Carvalho de Almeida, 20, namorada de Nem Bomba, Hudson Santos Freire, o "Hudão", 28,  braço direito do traficante, Ramón Martins Batista, 24, e Grazielle Brito Barroso, 26, companheira de Hudão. A metralhadora encontrada com os quatro, de fabricação italiana, foi localizada em uma residência no bairro Petrópolis. Conforme a polícia, o imóvel era usado para distribuição e depósito de drogas e armas.
Policiais ap…

Marquezine publica foto com roupa de malhar

Bruna Marquezine voltou a encarar a malhação e mostrou o registro do momento a seus fãs e seguidores do Instagram. Esbanjando ótima forma, a atriz, que voltou de férias na Europa, contou que está de volta à vida de exercícios. "Muito animada para voltar a malhar, rs... Mas já tava na hora né! #chegadesergordinha", brincou na rede social. O jogador de futebol Neymar, namorado de Bruna, se apresentou na segunda-feira (29), ao Barcelona, e, a partir de agora, os dois terão um namoro à distância. 

Morre mãe do secretário de Segurança Maurício Barbosa

Na manhã desta sexta-feira (02), faleceu a mãe do secretário da Segurança Pública da Bahia, Marurício Teles Barbosa. Segundo informações da assessoria da polícia, Ana Maria Teles Barbosa, 61 anos, estava internada no Hospital Naval, no bairro Comércio, há algum tempo e o estado de saúde era considerado grave. O corpo será cremado no Jardim da Saudade, às 16h.

PRB fará abaixo assinado para reduzir maioridade penal

O PRB iniciará nos próximos dias a coleta de assinaturas para que seja aprovada a redução da maioridade penal no Brasil. A decisão foi tomada na última sexta-feira (26) pelo presidente nacional da sigla, Marcos Pereira. O objetivo do partido é reunir mais de um milhão de assinaturas que serão levadas ao Congresso Nacional para tentar acelerar o andamento de projetos sobre o tema que já estejam em tramitação. Segundo informações do Portal R7, o PRB defende a redução da maioridade penal para 14 anos. “O Instituto Datafolha divulgou uma pesquisa em que 93% da população se mostra favorável à redução da maioridade penal. Portanto, precisamos cumprir nosso papel partidário de transformar uma demanda democrática em projeto. Vamos agir”, disse Pereira.

STF; Prisão de réus do mensalão pode ficar para 2014

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) admitem que a prisão dos condenados na ação penal do mensalão deve ficar para o final do ano ou, num cenário mais pessimista, pode ficar para 2014. No próximo dia 14, o tribunal começa a julgar os primeiros recursos contra a condenação. Mas os advogados ainda podem se valer de novos recursos para contestar o julgamento do tribunal. A prisão dos réus só começaria a ser discutida, afirmaram nesta quinta-feira (1º) integrantes da Corte, depois de julgados os recursos contra o julgamento desses embargos que começam a ser analisados nas próximas semanas. Parte dos ministros estima que isso deve ocorrer ainda neste ano, mas outros apostam que o caso se arraste pelo ano que vem. Um dos principais defensores da brevidade do julgamento, o ministro Gilmar Mendes confirmou nesta quinta que o tribunal só deve discutir a prisão imediata depois de julgados os segundos recursos. E citou como precedente o julgamento do deputado Natan Donadon, recentemente p…

Morte de empresário em Ondina pode estar relacionada ao tráfico de drogas, diz policia

Imagens das câmeras de segurança do edifício Maison Polonaise, no bairro de Ondina, em Salvador, foram entregues à polícia e devem ajudar na investigação da morte do empresário Sérgio Ricardo Santos Magalhães, de 34 anos. O representantes de vendas de uma marca de roupa foi assassinado com três tiro dentro do edifício onde residia. O prédio tem câmeras em vários pontos, inclusive na garagem, onde o crime aconteceu. A polícia investiga se o caso tem ligação com tráfico de drogas. Sérgio Ricardo se preparava para sair de sua residência, por volta das 9h, quando foi assassinado. Segundo a polícia, um carro com dois homens estacionou perto do prédio, um deles desceu e foi até a garagem – o portão estava aberto devido à falta de energia elétrica na região. Sérgio levou dois tiros na cabeça e um no tórax. O homem que atirou fugiu sem levar nada. "Há um detalhamento sobre a possibilidade de um relacionamento com o tráfico de drogas, a gente acompanha essa situação e as equipes estão em …

Claudia Leite teria " ESQUEMA" para captar verba via Lei Rouanet, afirma empresária

Claudia Leitte foi a artista brasileira que mais conseguiu incentivos da Lei Rouanet em 2013. A cantora teve R$ 5,8 milhões de isenção fiscal aprovados pelo Ministério da Cultura. No entanto, circula na imprensa a denuncia da existência de um esquema para receber do Governo Federal a autorização para captação de verbas. Sueli Dias, dona da empresa TeleEventos, que tem sede em São Paulo, fez uma consulta e descobriu que Claudia Leitte possui oito empresas com diferentes CNPJs, inclusive algumas abertas junto com a mãe. Em quase todas, constataram-se notificações de débitos. Segundo a empresária, a musa do axé está com uma série de credores que reclamam o pagamento de dívidas da empresa da cantora. Confira os detalhes do inferno astral na vida de Claudia Leitte na Coluna Holofote!

Setps confirma faturamento anual de R$ 1 bilhão sem justificar necessidade de aumento da tarifa

Ao prestar um serviço que tem o preço repassado ao consumidor controlado pela gestão pública, cabe ao empresário buscar a eficiência e a redução de custos para aumentar o lucro. Essa é a avaliação de economistas, administradores e também da secretaria municipal de Urbanismo e Transportes. No entanto, pelas poucas e evasivas palavras do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), deixa-se margem para avaliação de que o setor tenta aumentar o lucro apenas com a elevação da tarifa de R$ 2,80 para R$ 3,20, considerada pelos empresários ideal. Em resposta por email ao Bahia Notícias, após se recusar a responder questionamentos de qualquer outra forma, o sindicato deu indícios de que os proprietários têm conseguido, pelo menos, fechar as contas quase no ‘zero a zero’ com o atual preço da tarifa. O motivo é o fato do Setps confirmar que possui um faturamento anual de R$ 1 bilhão. Com base na tabela feita pela própria entidade, que traz um gasto total em julho des…

POLICIA PRENDE OUTROS DOIS INTEGRANTES DA IGREJA LIDERADA POR PASTOR ACUSADO ESTRUPAR FIÉIS

Dois integrantes da Igreja Jesus Cristo dos Últimos Dias foram presos, nesta quarta-feira (29), em São João do Meriti, na Baixada Fluminense. Lucio Oliveira Camara Filho, de 52 anos, e Daniel Candeias da Silva, 29, são acusados de ameaçar testemunhas durante a investigação do pastor Marcos Pereira da Silva, líder da igreja, preso desde o início do mês sob suspeita de estupro e ameaças a fiéis. De acordo com agentes da 64ª DP (São João de Meriti), a dupla passou a noite na delegacia e deve ser transferida, nesta quinta-feira (30), para um presídio. Após entrar com pedido de habeas corpus, a defesa do Pastor Marcos apontou falhas na investigação contra o religioso, mas teve a solicitação negada pela Justiça do Rio na última segunda-feira (27). 

GGB envia comunicado a Kriger para pedir Pastoral GAY na Arquidiocese de Salvador

Após as declarações um tanto quanto progressistas do papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, o Grupo Gay da Bahia enviou, nesta quinta-feira (1º), uma solicitação de audiência com o arcebispo de Salvador, dom Murilo Krieger, para pedir formalmente a criação de uma Pastoral Gay na Arquidiocese baiana. Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente da entidade, Luiz Mott, disse que a iniciativa tem o objetivo de aproximar os homossexuais da Igreja e integrá-los à religião católica. “O grupo teria a função de realizar reuniões de discussão de passagens da bíblia para diminuir o preconceito e debater formas de reduzir a violência gerada pela homofobia”, explicou. Na mensagem enviada ao religioso, o líder do GGB mencionou uma das afirmações feitas pelo pontifice, durante sua passagem pelo Brasil em julho. “Se uma pessoa é gay, busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la. O catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem. Diz que eles não devem ser discriminado…

Literatura de Cordel esclarece população sobre Lei Maria da Penha‏

Literatura de Cordel esclarece população sobre Lei Maria da Penha
“A Lei Maria da Penha está a todo vigor. Não veio pra prender o homem, mas para punir o agressor. Pois em uma mulher não se bate, nem mesmo com uma flor”. O verso, trecho de um dos cordéis mais famosos do cantor, cordelista e arte educador cearense Tião Simpatia, fruto de uma parceria com o Instituto Maria da Penha, ganhou a atenção do público presente no Restaurante Popular, durante o dia de comemoração aos 51 anos de Emancipação da cidade de Lauro de Freitas.
Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), “A Lei Maria da Penha em Cordel”, aborda de forma simples e objetiva os principais artigos da Lei que ampara a mulher em casos de violência doméstica e familiar.
Para a estudante de Publicidade, Érica Moreira, “trazer a temática para um dia como esse é uma iniciativa importantíssima, pois além de informar sobre a lei, transmite segurança, mostrando que nós mulheres não estamos sozinhas, mas sim amparadas por uma …

Intervenções vão melhorar o trânsito na Estrada do Coco‏

Intervenções vão melhorar o trânsito na Estrada do Coco

A Prefeitura de Lauro de Freitas - através das secretarias de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) e de Infraestrutura (Seinfra) - realiza um conjunto de obras e adequações para ordenamento no trânsito, no km 3,5 da Estrada do Coco (próximo ao supermercado Maxxi Atacado), com o objetivo de desafogar o fluxo no local. Foi reduzido o canteiro, ampliada a baia de ônibus - tanto na profundidade quanto no comprimento - e foram instalados três abrigos. Com isso, foi liberada uma faixa de parada, sem interferir na circulação da estrada. A Settop e a Seinfra ainda irão realizar um trabalho de conscientização no local. O aposentado João Dias, de 68 anos, que mora no bairro de Portão e pega ônibus todos os dias naquele local, está satisfeito. "Aqui está bem melhor, com mais conforto. Espero o ônibus sentado e tranquilo. Até se o ônibus atrasar dá para esperar com calma", elogia.

Prefeitura de Lauro de Freitas requalifica Avenida Mário Epinghaus‏

Prefeitura de Lauro de Freitas requalifica Avenida Mário Epinghaus

Um conjunto de intervenções está levando melhorias à Avenida Mário Epinghaus, no centro de Lauro de Freitas. A obra, que começou na última quinta-feira (25), além do recapeamento asfáltico irá recuperar caixas e tampas de esgoto - “boca de lobo”, limpeza, construção de passeios. Com a intervenção, a pista terá três faixas no trecho próximo ao terminal de ônibus, uma via será exclusiva de ônibus proporcionando melhoria na fluidez do trânsito no local.
A mudança do ponto de ônibus no cruzamento entre as avenidas Mário Epinghaus e Amarílio Tiago, para frente do supermercado San Diego, eliminará uma das causas do engarrafamento das duas vias. A Mário Epinghaus já está sendo sinalizada com faixas e está sendo recuperado o meio fio em toda avenida. Para o aposentado Jonas dos Santos Sena, 68 anos, que mora há mais de 40 anos na avenida, essa foi a maior obra desde quando ele foi morar naquele local. “Antes dessa obra, a única q…

Prefeitura divulga a planilha de custos do transporte coletivo em Salvador

Conforme sinalizado pelo prefeito ACM Neto (DEM) logo após o início das mobilizações populares, a planilha de custos do sistemade transporte público foi divulgada nessa quarta-feira (31/7), sem grandes alardes, pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes. Por meio de nota, a pasta encaminhou cópias do documento à imprensa e apontou que, por determinação do prefeito, “os operadores do transporte público por ônibus também devem divulgar periodicamente informações econômico-financeiras e operacionais das empresas”.  Os valores, separados por rubricas de custo fixo, custo variável, impostos e taxas, são referentes a agosto de 2012, quando foiextinto, em definitivo, o Fundetrans e a Taxa de Gerenciamento, de 6%. Segundo nota técnica divulgada em conjunto com a planilha, na época eram transportados diariamente cerca de 36 milhões de passageiros, sendo que pouco de 28,5 milhões constituem o total de usuários pagantes. Nas rubricas de custos operacionais, os dados divulgados apontam q…

Morador de rua é queimado enquanto dormia

O morador de rua Edivan da Lima Silva, 48 anos, foi atacado hoje (1º) por volta das 5h38, no Guará, cidade do Distrito Federal a cerca de 10 quilômetros de Brasília. Pelos relatos prestados aos policiais, três pessoas encapuzadas atearam fogo no morador enquanto ele dormia em uma praça. Ele está internado em estado grave no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), com queimaduras em 63% do corpo. Há 16 anos, um grupo de adolescentes ateou fogo no índio Galdino Jesus dos Santos, na Asa Sul de Brasília, que não resistiu aos ferimentos e morreu.

A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar (PM). A Polícia Civil informou que havia quatro moradores de rua dormindo no local no momento do crime. O morador de rua teve queimaduras de terceiro grau em 27% do corpo, inclusive na região da cabeça. O caso é investigado pela 4ª Delegacia de Polícia do Guará.

O delegado Jeferson Lisboa Gimenez, responsável pelo caso, disse que as três pessoas encapuzadas jogaram material inflamá…

Filhos de Dominguinhos brigam por herança do sanfoneiro

Desde a internação de Dominguinhos, 72, os familiares do músico vinham brigando pelos bens do sanfoneiro, que morreu no último dia 20 em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

Desde a internação de Dominguinhos, 72, os familiares do músico vinham brigando pelos bens do sanfoneiro, que morreu no último dia 20 em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

Disputa em site para escolha do deputado federal mais atuante segue acirrada

No site especializado Congresso em Foco há uma pesquisa para a escolha do deputado federal mais atuante do Brasil. A disputa segue acirrada entre o paulista Otoniel Lima (PRB), o baiano Amauri Teixeira (PT) e o mineiro Weliton Prado (PT).

Ao lado da senadora Lídice da Mata (PSB), o petista é o único deputado baiano na lista dos 10 melhores parlamentares para o público do site. Ao todo, mais de 50 mil pessoas participaram da sondagem de opinião no país. As informações são do Tribuna.

Briga por clientes barateia gasolina

As alterações do preço da gasolina em Salvador andam deixando os motoristas loucos. Nunca se sabe quando um posto vai cobrar mais barato pelo combustível. "Aqui o preço sempre varia. Tem dois dias que o preço baixou novamente", conta um frentista, que não quis se identificar, num posto que fica no bairro de Brotas, em Salvador Nas promoções vistas pela reportagem, os preços da gasolina comum em promoção variavam de R$ 2,75 a R$ 2,79, e os estabelecimentos que comercializam o combustível com preço normal estavam com preços entre R$ 2,85 e R$ 2,89. "Quando o produto vem mais em conta mantemos o preço baixo, mas quando há um aumento da distribuidora, aumentamos. No sábado estava R$ 2,85, agora baixou para R$ 2,75”, explica o auxiliar de gerente,  Alberson dos Santos. De acordo com o presidente do Sindicombustíveis, José Augusto, a prática é totalmente legal e quem determina o preço dos combustíveis é o proprietário do posto. “Atualmente, os preços estão baixos em função d…