Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 21, 2013

Ex-presidente do Bahia se diverte neste sábado e esquece intervenção

Desde o início deste mês, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu pela intervenção do Esporte Clube Bahia. Neste final de semana, o então presidente do clube, Marcelo Guimarães Filho, jogou o problema da intervenção para cima e foi se divertir em um 'babá' de amigos neste sábado (27).

Logo após a intervenção no Tricolor, Marcelinho disse por meio de nota que estava à disposição de Carlos Rátis para quaisquer esclarecimentos. Além disso, MGF afirmou que recomendou a todos os diretores e funcionários do Bahia que contribuíssem e colaborassem com o interventor, Carlos Rátis.

Na última segunda-feira (22), o ex-presidente entrou com uma nova petição pedindo a suspeição do juiz Paulo Albiani, no caso da intervenção do Clube. Anteriormente, MGF já havia entrado com uma outra suspeição contra o juiz, porém o pedido foi negado pela juíza Lisbete Maria de Almeida César Santos, no último dia 12.

Desta vez, o deputado federal alega ter novos fatos que podem resultar na retirada do Pau…

Brasileirão 2013: três partidas abrem a nona rodada

O Campeonato Brasileiro segue neste final de semana com a sua nona rodada. No sábado teremos três jogos e mais sete ocorrerão no domingo.

No sábado às 18h30, a bola rola para Vasco e Criciúma, em São Januário, e Portuguesa x Atlético-PR, no Canindé. Mais tarde, às 21h, a Ponte Preta encara o Santos, no Moisés Lucarelli.

O Campeonato segue no domingo quatro partidas acontecem às 16h. Corinthians x São Paulo, Grêmio x Fluminense, Náutico x Internacional e Cruzeiro x Atlético-MG. Já às 18h30, Coritiba x Vitória, Bahia x Goiás e Flamengo x Botafogo.

Caso Colombiano: protesto cobra prisão de acusados do duplo homicídio

Este ano completa três anos que os sindicalistas Paulo Colombiano e esposa Catarina Galindo foram assassinados, e dois dos envolvidos no crime continuam soltos.
Em protesto contra a morosidade da Justiça baiana, parentes e amigos do casal fazem manifestação na segunda-feira (29) na Calçada. Dois dos cinco acusados de cometer o duplo homicídio, Claudiomiro César Ferreira Santana e Cássio Miranda de Santana, foram soltos no dia 6 de junho do ano passado.

Paulo Colombiano e Catarina Galindo foram assassinados em 2010. A manifestação em Salvador está prevista para acontecer em frente ao Supermercado Atacadão Centro Sul, que fica no bairro da Calçada, a partir das 10h.

De acordo com os organizadores do ato público, o local foi escolhido por ser de posse de Claudomiro César Ferreira Santana. Na data, completam-se 3 anos e 1 mês da morte dos sindicalistas, e os culpados continuam soltos, respondendo ao processo em liberdade. O Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) informa qu…

Scheila Carvalho revela o que fará com marido após A Fazenda

A apresentadora da Record Bahia, Sheila Carvalho, que está confinada no reality A Fazenda, ainda não tem noção do quanto seu casamento está exposto na mídia. Antes da traição do marido vir a público, Scheila conversou com Bárbara e Gominho companheiros que também estão no programa da Record, o que fará quando deixar confinamento. A morena revelou sentir falta dos carinhos de seu marido: "se eu ficar aqui três meses, meu filho vai ser feito no primeiro dia que eu sair do confinamento", disse a ex-dançarina do É o Tchan.

João Leão reclama de atitudes do TCU na obra da Ferrovia Oeste-Leste

O deputado federal João Leão (PT) concedeu entrevista ao A Tarde e argumentou que apenas as determinações do Tribunal de Contas da União (TCU) impedem as obras da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) de terem início. Segundo ele, o TCU extrapola suas atribuições de órgão fiscalizador e também deseja dizer aos administradores da obra como tocá-la, se tornando executor.
Em específico, Leão reclama das liberações dos lotes 5 e 5ª da obra, uma vez que os lotes 1, 2, 3 e 4 já tiveram todas as regulações ambientais e consultivas aprovadas e estão com obras ativas. Para o deputado, o TCU exige que os políticos façam a obra da maneira que consideram ideal e, com isto, atrasam o processo. O pepista disse já ter reclamado do fato para o ministro dos Transportes, César Borges, e aos técnicos da obra. Como reposta, Leão disse que ouviu uma promessa de que até o mês de agosto tudo deverá estar totalmente liberado e os trechos enfim estarão completamente ativos. Já os trechos 6 e 7 deverão ser liberados e ter…

Miss Bumbum fura bloqueio e dá aperto em Lula

Embora não tenha logrado êxito nas tentativas eleitorais, a Miss Bumbum dos Estados Unidos de 2013, Milena Santos conseguiu furar o bloqueio da segurança para dar um abraço apertado e oportuno no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última quarta-feira (24), no Hotel Othon Palace, em Salvador
Não trocou muitas palavras com o carismático líder petistas, mas conseguiu o registro que certamente será utilizado em campanhas eleitorais futuras. De quebra, ganhou destaque em alguns veículos de comunicação e chamou atenção para algo diferente da política. Se o evento era com movimentos sociais, a oportunista Milena conseguiu a proeza de furar o bloqueio e peitar a segurança para trocar um afago com o confiante Lula.

Dilma põe o pé na corda bamba

O Palácio do Planalto experimenta uma forte apreensão em relação  às eleições presidenciais do próximo ano. De acordo com O Globo, a queda acentuada de Dilma Rousseff nas pesquisas, a queda brusca da popularidade da presidente, somada a uma avaliação ruim de boa parte dos governadores a ela aliados estremecem os arredores do Palácio. Diz o jornal que há “um sinal de que parte significativa da população emite sinais de que quer algo exatamente oposto ao que está no poder.” Numa síntese, deseja “uma proposta diferente do que está no posto” e o nome que ameaça é o de Marina Silva, como, também o de Aécio Neves. Em relação a Eduardo Campos, que é ainda pouco conhecido, o que o remete a um processo de crescimento, ele estaria como o seu PSB com uma imagem próxima a do PT. O significado dessa ilação é que a tendência é que mais tempo, menos tempo, até o final do ano, por exemplo, se Campos desejar ser candidato terá que se afastar do PT, do qual é aliado. Esta leitura é de fontes palacianas…

Subprefeituras ainda não funcionam em Salvador

A gestão municipal da capital baiana ainda não oferece os 450 serviços nas subprefeituras prometidos em campanha pelo prefeito ACM Neto e endossados em fevereiro, com o anúncio de prazo de cumprimento até junho, para ao menos quatro unidades. Segundo reportagem do jornal A Tarde, o único órgão que atende diretamente à população é o Itapuã-Ipitanga, com menos de 20 serviços oferecidos. As subprefeituras Subúrbio-Ilhas e Cajazeiras ainda não têm sede e as da Cidade Baixa e Centro-Brotas funcionam em instalações provisórias, sem atendimento no local. O novo prazo para que as cinco unidades atendam como previsto foi estendido para janeiro de 2014. Segundo o coordenador de descentralização da gestão municipal, Reinaldo Braga, o problema está na demora de elaboração do projeto de licitação para as reformas nos prédios. O secretário de Gestão, Alexandre Paupério, anuncia que até a próxima sexta-feira (2) o edital seja lançado, após ajustes em um termo de cooperação com a Sucop. Após a licita…

LIDERES COMUNITÁRIOS DE LAURO FREITAS SE REUNEM COM PREFEITO PARA DISCUTIR TRANSPORTE PÚBLICO

O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva (PP), agendou para esta terça-feira (30) reunião emergencial com líderes comunitários dos bairros de Itinga, Portão, Areia Branca, Jambeiro, Vida Nova e Miragem para discutir reivindicações da comunidade sobre o transporte metropolitano e municipal. Denominado Movimento Popular da Mobilidade Urbana, o grupo entregou no final de junho uma carta de 28 reivindicações ao gestor. Entre os pedidos, a bilhetagem eletrônica única no transporte metropolitano de Lauro de Freitas com urbanos de Salvador; novos micro-ônibus com acessibilidade; a implantação de um conselho municipal de mobilidade urbana com a participação da sociedade civil, e a implantação de pontos de ônibus cobertos e com assentos no município. A reunião para discutir as propostas será realizada na Secretaria Municipal de Transporte, a partir das 10h30.

Chefe de patrimonio da União, é acusada de fraude

Por suspeita de envolvimento em uma fraude que pode chegar a R$ 300 milhões, a Polícia Federal pediu à Justiça e ao Ministério Público o afastamento da chefe da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), a ex-deputada pelo Lucia Helena de Carvalho (PT-DF). Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, ela é acusada de "patrocinar interesses privados" e de assinar "documentos que balizaram a demarcação comprovadamente fraudulenta" de um terreno da União. Na semana passada, Lucia Helena foi indiciada ao lado de outros funcionários do SPU e de órgãos públicos por cindo crimes, incluindo fraude, falsidade ideológica e formação de quadrilha. O grupo é acusado de fraudar um laudo técnico que, em 2008, repassou uma área extra de 344 hectares do terreno para posseiros e ao espólio dos proprietários da área, originalmente vendida na época da construção de Brasília. Segundo a PF, os laudos técnicos elaborados pela SPU para justificar a venda do terreno, avaliado em R$ 300 mi…

Restaurante Popular funciona neste fim de semana e também na Emancipação‏

Restaurante Popular funciona neste fim de semana e também na Emancipação
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas - por meio da Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci) - informa que o Restaurante Popular vai funcionar neste fim de semana e também na próxima quarta-feira (31), data da comemoração da Emancipação da cidade. Clique aqui e confira o cardápio elaborado para as referidas datas.

Professores participam da escolha de livros didáticos‏

Professores participam da escolha de livros didáticos

Profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Lauro de Freitas participam, desde o mês de março, do processo para definição das coleções de livros didáticos das disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Língua Estrangeira, que serão usados a partir do próximo ano letivo na rede pública municipal. Nessa semana, na quinta (25) e sexta-feira (26), coordenadores e professores se encontram com representantes das editoras, no Centro de Educacional Paraíso (CEPE), para uma nova etapa, tirando dúvidas sobre as coleções.
O processo para definição dos títulos foi baseado na Resolução 42/2012 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e subsidiado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Segundo a coordenadora pedagógica da Semed, Vânia Pessoa, a primeira análise é realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Em seguida, é disponibilizado um guia, no site da Fundação,…

COMUNICADO - Prefeitura informa adiamento da edição do Cuidando da Cidade em Chafariz‏

Prefeitura informa adiamento da edição do Cuidando da Cidade em Chafariz

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) informa que foi adiada a edição do projeto Cuidando da Cidade que estava agendado para o próximo domingo (28), das 8h às 14h, na região de Chafariz. A PMLF destaca que uma nova data será definida para realização da ação. 
--
O
 ex-prefeito de Condeúba, Odílio Ribeiro da Silveira, deverá ter os bens da sua empresa de serviços de saúde Vitória Medical bloqueados pela Justiça Federal de Vitória da Conquista, em uma ação proposta pelo Ministério Público Federal. Na ação, o ex-gestor, e os sócios, o médico André de Sousa Pires, o empresário Geraldo Lopes da Silva Júnior, e o contador Carlos Adarlon Amorim de Andrade foram, condenados por improbidade administrativa.

Entre 2010 e 2011, o grupo praticou diversas irregularidades em licitações e execução de contratos administrativos na área de saúde, causando enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário em cerca de 1,5 milhão de reais. Segundo a ação ajuizada o ex-gestor de Condeúba homologou licitações irregulares, beneficiando, diretamente, a Vitória Medical e seus representantes.

Foram vários atos ilícitos, como informações imprecisas nos editais para inviabilizar a concorrência; utilização de documentos falsos em processos licitatórios inexistentes; direcionamento …
O
 ex-prefeito de Condeúba, Odílio Ribeiro da Silveira, deverá ter os bens da sua empresa de serviços de saúde Vitória Medical bloqueados pela Justiça Federal de Vitória da Conquista, em uma ação proposta pelo Ministério Público Federal. Na ação, o ex-gestor, e os sócios, o médico André de Sousa Pires, o empresário Geraldo Lopes da Silva Júnior, e o contador Carlos Adarlon Amorim de Andrade foram, condenados por improbidade administrativa.

Entre 2010 e 2011, o grupo praticou diversas irregularidades em licitações e execução de contratos administrativos na área de saúde, causando enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário em cerca de 1,5 milhão de reais. Segundo a ação ajuizada o ex-gestor de Condeúba homologou licitações irregulares, beneficiando, diretamente, a Vitória Medical e seus representantes.

Foram vários atos ilícitos, como informações imprecisas nos editais para inviabilizar a concorrência; utilização de documentos falsos em processos licitatórios inexistentes; direcionamento …
O
 ex-prefeito de Condeúba, Odílio Ribeiro da Silveira, deverá ter os bens da sua empresa de serviços de saúde Vitória Medical bloqueados pela Justiça Federal de Vitória da Conquista, em uma ação proposta pelo Ministério Público Federal. Na ação, o ex-gestor, e os sócios, o médico André de Sousa Pires, o empresário Geraldo Lopes da Silva Júnior, e o contador Carlos Adarlon Amorim de Andrade foram, condenados por improbidade administrativa.

Entre 2010 e 2011, o grupo praticou diversas irregularidades em licitações e execução de contratos administrativos na área de saúde, causando enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário em cerca de 1,5 milhão de reais. Segundo a ação ajuizada o ex-gestor de Condeúba homologou licitações irregulares, beneficiando, diretamente, a Vitória Medical e seus representantes.

Foram vários atos ilícitos, como informações imprecisas nos editais para inviabilizar a concorrência; utilização de documentos falsos em processos licitatórios inexistentes; direcionamento …

Itapicuru: mãe adolescente enterra filho vivo no quintal de casa

Um fato assustou a população de Itapicuru-Ba na tarde de hoje (24), quando a mãe adolescente (15 anos), enterrou a filha recém-nascida no quintal de casa. Segundo informações de populares, a adolescente de iniciais D.J.S, tinha alegado para sua tia que a criança tinha nascido morta e ainda pré-matura. O fato aconteceu no Povoado de Varzinha.
De forma ágil, a Justiça local expediu uma ordem de apreensão contra a menor de iniciais D J S, que aguarda ação das polícias da região. Segundo informações de populares do município que optaram não revelar identidade, a adolescente jogou a filha recém-nascida em um buraco escavado no quintal de casa. Segundo moradores, a criança foi retirada do buraco escavado com vida. O crime só foi descoberto porque uma tia da acusada foi  ao local e percebeu a terra se mexendo, onde também escutou um barulho de choro, foi aí que a mesma retirou o bebê, deu banho e o conduziu para o hospital local. Por meio do Judiciário local a criança foi transferida para UTI …

Nos pênaltis, Atlético-MG é campeão da Taça Libertadores

Como não poderia deixar de ser, na final da Taça Libertadores o torcedor atleticano teve que sofrer em mais uma disputa de cobrança de pênaltis. E como nas outra não se decepcionou e o Galo foi campeão da competição realizada na América do Sul. O Galo precisava vencer por três gols de diferença para ganhar a Taça Libertadores sem precisar das cobranças de pênaltis, mas o time mineiro venceu o jogo por 2 a 0, gols de Jô e Leonardo Silva. Com esse resultado no tempo normal, a disputa foi para a prorrogação e que não teve o placar alterado e a decisão foi para os pênaltis.  Nas cobranças, o Atlético venceu por 4 a 3, tendo o time do Olímpia desperdiçando duas cobranças e o Atlético Mineiro não tendo a necessidade de fazer a última cobrança.

Prefeitura fixa acordo de recuperação ambiental no Centro Pan-americano de Judô‏

Prefeitura fixa acordo de recuperação ambiental no Centro Pan-americano de Judô

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh), Márcio Crusoé, esteve na Casa Civil do Governo do Estado da Bahia, nesta quarta-feira (24), onde ficou definida a compensação ambiental do Centro Pan-americano de Judô (CPJ), que compreende o replantio de vegetação de restingas em uma área de mais de cinco mil metros, próximo ao empreendimento, além de áreas internas do Centro.
Um dos locais onde acontecerá a recuperação são as margens do Rio Sapato, que terá replantio de mata ciliar. Com a ação, a Semarh conseguiu a recuperação ambiental necessária no perímetro do imóvel. “Com esse replantio, tanto no entorno quanto nas áreas internas do empreendimento, vamos devolver ao meio ambiente os recursos naturais necessários para sua manutenção em todo perímetro onde funcionará o CPJ”, afirma Márcio Crusoé.

“Julho das Pretas” é celebrado em Lauro de Freitas‏

Julho das Pretas” é celebrado em Lauro de Freitas
Em duas diferentes ações, a Prefeitura de Lauro de Freitas vai celebrar o “Julho das Pretas”, nesta quinta-feira (25). A data é um marco internacional da luta e da resistência da mulher negra na América Latina.
A partir das 10h, integrantes do Movimento das Mulheres Negras da Bahia irão tomar um café da manhã no auditório do Restaurante Popular, em homenagem às suas heranças gastronômicas. Depois, seguem para o centro da cidade, onde farão uma homenagem na Praça da Matriz a Mãe Mirinha de Portão. A ação tem o apoio da Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci).
À tarde, a partir das 14h, a Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM) promove a palestra “Julho das Pretas: Cuidando das Mulheres”, ministrada pela diretora do Departamento de Promoção da Igualdade de Gênero, da SPM, Solange Santana. “No Brasil, o 25 de julho foi denominado ‘Julho das Pretas’ e se tornou um marco na luta pela desconstrução …

Para Lídice o fato do PT ser maior partido da base " Não é criterio" para escolha de candidato

Presente  à comemoração pelos 10 anos do PT no comando da Presidência da República, no Bahia Othon Palace, em Salvador, a senadora Lídice da Mata (PSB) – nome mais bem colocado da base de governo nas pesquisas sobre as eleições de 2014 –, discordou da tese do pré-candidato petista Rui Costa de que o Partido dos Trabalhadores teria preferência no processo. Ela se disse "feliz" com a sua boa pontuação, mas ponderou que os levantamentos sobre intenções de votos não são o único critério para a definição de quem tentará suceder o governador Jaques Wagner pelo grupo. "Não é uma questão decisiva, mas é prova de que não se pode ater que o PT, como partido maior, tem que escolher o candidato. Esse também não é um critério", avaliou a socialista, em entrevista ao Bahia Notícias. No entanto, ela descartou a hipótese de se lançar de forma independente, mesmo que a sua legenda efetive o nome do governador de Pernambuco na corrida pelo Palácio do Planalto. "Não há um alinha…

Campanha de Dilma em 2010 recebeu R$ 500 de beneficiária do Bolsa Familia

Uma beneficiária do Bolsa Família doou R$ 510 para a campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República em 2010. O valor, registrado no Tribunal Superior Eleitoral, é R$ 18 a menos do que Sebastiana da Rocha, cadastrada no Portal da Transparência como moradora de Cuiabá, recebeu em 2010 do programa de transferência de renda do governo federal, voltado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) confirma tratar-se da mesma pessoa e diz que apura outros casos similares. Reportagem do jornal Folha de S. Paulo mostra que Sebastiana desde que começou a receber o benefício trabalhou como funcionária temporária de uma escola estadual em Campo Verde (MT) em pelo menos três ocasiões. A remuneração mínima da função que ela exerceu é de R$ 1.255,33. O MDS afirmou que vai entrar em contato com o gestor local do programa para avaliar a condição social da família da contemplada e aguarda um parecer da prefeitura de Campo Verde, no sudest…

Morena divulga foto e posta video no facebook á vontade" com Tony Salles

Enquanto a ex-morena do Tchan, Scheila Carvalho, está confinada no reality show A Fazenda, parece que seu marido, Tony Salles, está fazendo a festa do lado de fora. Saiba com quem o cara estava aprontando na coluna Holofote!

" Não é esse PT que eu quero" Diz diretora da UNE após jovens negros serem barrados no Othon

Apesar de o auditório do hotel Bahia Othon Palace estar repleto de militantes e convidados do PT para o último evento de comemoração dos 10 anos do partido no governo, a plateia ovacionou as declarações da diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE) no estado, Danielle Ferreira, que fez duras críticas ao partido. “Quero um PT que vá para a rua, com ideologia, que combata a opressão”, bradou a também estudante de fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia, durante a fala no evento que tem a presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, na capital baiana. Danielle também questionou um ato supostamente de preconceito pouco antes do início do evento. Dois integrantes da Juventude Negra do PT foram barrados e revistados por seguranças, enquanto os demais integrantes do núcleo entravam sem ter que parar. Danielle afirmou que os rapazes foram interpelados “por serem negros e estarem mal vestidos” e ainda citou o fato de usarem dread’s no cabelo. Um deles é integrant…

PT 10 ANOS; " NINGUEM GOVERNA SOZINHO" MAS É AI QUE ESTÁ O PERIGO" DIZ LIDER RELIGIOSA A DILMA

Lutar contra o racismo e tornar o país verdadeiramente justo. Esses foram os pedidos de Makota Valdina – conselheira de diversas instituições soteropolitanas e representante do movimento negro e religiões afro – ao discursar na comemoração dos 10 anos do PT no governo federal, no hotel Bahia Othon Palace, em Salvador. Ela falou após a chegada da presidente Dilma e do ex-presidente Lula, muito aplaudidos, pouco antes de o Olodum subir ao palco para cantar o hino nacional. Makota Valdina, detentora do segundo título mais alto do candomblé (Makota), afirmou que é preciso comemorar o governo petista, ao citar especialmente o ex-presidente, embora ressalte que também é preciso continuar a evolução. “Tem que se comemorar que existe um Brasil antes e outro Brasil depois de Lula. Mas não basta, é preciso erradicar o racismo e chegar a real existência dos direitos humanos”, clamou. Logo depois, ela mandou um recado para a presidente, ao discursar olhando diretamente para Dilma. A mensagem tamb…

O QUE SERIA O BRASIL SE NÃO FOSSE O PT? DISPARA LULA

Recebido sob o coro de “Lula, guerreiro do povo brasileiro”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu despertar o público cansado após mais de 2h no evento em comemoração aos 10 anos de governo do PT, que já começou com cerca de 1h30 de atraso. Ao abrir o discurso, o petista comparou o Brasil com o Peru, onde recebeu o título de doutor honoris causa na Universidad Mayor de San Marcos, criada em 1551. “No Brasil, a primeira universidade é de 1920. Os portugueses não queriam que a gente estudasse. Isso explica porque o país foi o último a abolir a escravidão, a conquistar a independência. O que seria do Brasil se não fosse o PT? [Se não fosse] A CUT? [Se não fosse] O MST? [Se não fosse] A religião afro? [Se não fosse] O movimento popular? O que seria do Brasil sem nós?”, questionou, ao lembrar avanços alcançados pelo partido na área de educação. Entre piadas que arrancaram risos da plateia, Lula citou o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, que considera “a síntese …

GENOINO PASSA POR CIRURGIA DE EMERGENCIA

O deputado federal José Genoino (PT-SP), 67 anos, passou por uma cirurgia de emergência na madrugada desta quinta-feira (25) no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo,onde está internado desde a tarde desta quarta. Segundo informações do jornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, o procedimento começou ainda no final da noite de quarta e terminou por volta das 5h. A cirurgia foi realizada para contornar uma dissecção da aorta, já que a artéria abriu em camadas, o que provocou hemorragias. O deputado foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva, por onde permanecerá em avaliação por 24 horas. A cirurgia foi coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filhlho e Fabio Jatene.

gOVERNADOR DESCARTA CORTAR SECRETARIAS; È PRECISO SABER O QUE CADA UMA REPRESENTA

Após as falas de representantes da União Nacional dos Estudantes, Central Única dos Trabalhadores, União Por Moradia Popular, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Movimento Negro e de Religiões Afro, o governador Jaques Wagner discursou na noite desta quarta-feira (24) para uma plateia que lotava o auditório do Bahia Othon Palace, no último evento da série de encontros em comemoração aos 10 anos de governo do PT. O político comentou a proposta do PMDB, aliado à presidente Dilma Rousseff mas oposicionista na Bahia, de reduzir o número de pastas do Poder Executivo, para amenizar os gastos no governo. “Queremos um Estado do povo. Não é reduzindo ministério que se dá crescimento. É preciso saber o que cada uma das secretarias representa, para entender a importância delas. A Secretaria de Promoção da Igualdade e a Secretaria de Política para as Mulheres, por exemplo. Nós sabemos quem foi excluído ao longo da história”, argumentou, sob aplausos. Em relação ao tema escolhido para o evento,…

Mova Brasil promove Feira Cidadã de Cultura em Itinga

Os núcleos do Projeto Mova-Brasil de Itinga e Residencial Dona Lindu, em Lauro de Freitas, promovem a Feira Cidadã de Cultura, no dia 28, das 9h às 12h, no Largo do Jardim Jaraguá, Itinga. Apresentações musicais, de capoeira e dança, artesanato e teatro estão na programação. A peça que vai abordar violência doméstica será encenada pelos alunos do núcleo de Itinga. O Mova Brasil é um projeto de educação de jovens e adultos, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire em todo o país, em parceria c om a Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros.
Em Lauro de Freitas atuam três núcleos do Mova-Brasil – Itinga, Dona Lindu e Quingoma – com 30 educandos cada um. A ação pedagógica tem como base a tecnologia social freiriana e busca, entre outros objetivos, contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, a inclusão dos participantes no mercado de trabalho e promoção de ações de mobilização e intervenção social visando transformar a realidade vivida pelos educandos. A Feira Cidadã de Cultur…

200 kg. de drogas é apreendida em Lauro de Freitas

Um quilo e meio de cocaína ‘nine-nine’, tipo exportação, que tem 99% de pureza, está entre o lote de drogas apreendido por investigadores da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), do Departamento de Narcóticos (Denarc), em operação realizada na terça-feira (23), que desativou um laboratório de refino instalado num village, em Ipitanga, no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). 
Segundo o delegado-geral Hélio Jorge, a droga está avaliada em mais de R$ 200 mil e a cocaína encontrada é vendida por R$ 50 mil, o quilo.“A polícia está investigando os locais onde ela estava sendo comercializada, tendo em vista que esta cocaína é geralmente utilizada para exportação”.No imóvel de propriedade do traficante Márcio Costa Querino, 37 anos, que conseguiu fugir, foram aprendidos também 186 quilos de maconha, prensada e a granel, 50 gramas de haxixe, balanças de precisão, uma prensa, placas de veículos e celulares. Todo o material foi apresentado à imprensa na …

Lauro de Freitas realiza 5ª Conferência Municipal de Cultura‏

Lauro de Freitas realiza 5ª Conferência Municipal de Cultura
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, realiza, na sexta-feira (26) e no sábado (27), no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, a 5ª Conferência Municipal de Cultura. No encontro serão abordados assuntos a cerca do tema “Uma Política de 
Estado para a Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura”. A Conferência de Cultura tem como objetivo propor políticas públicas, programas e ações, por representantes do poder público, da sociedade civil, das comunidades culturais, artistas, produtores, agentes e articuladores culturais. “O caminho legal para discutir políticas públicas é através de conferência, por isso você que quer contribuir para a cultura de Lauro de Freitas, participe desta Conferência”, destaca a secretária da Secult, Márcia Tude. Na sexta-feira (26), das 14h às 20h acontece o credenciamento, já a partir da…

Lauro de Freitas realiza 5ª Conferência Municipal de Cultura‏

Lauro de Freitas realiza 5ª Conferência Municipal de Cultura
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, realiza, na sexta-feira (26) e no sábado (27), no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, a 5ª Conferência Municipal de Cultura. No encontro serão abordados assuntos a cerca do tema “Uma Política de 
Estado para a Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura”. A Conferência de Cultura tem como objetivo propor políticas públicas, programas e ações, por representantes do poder público, da sociedade civil, das comunidades culturais, artistas, produtores, agentes e articuladores culturais. “O caminho legal para discutir políticas públicas é através de conferência, por isso você que quer contribuir para a cultura de Lauro de Freitas, participe desta Conferência”, destaca a secretária da Secult, Márcia Tude. Na sexta-feira (26), das 14h às 20h acontece o credenciamento, já a partir da…

Oficina de Educação em Saúde acontece em Lauro de Freitas‏

Oficina de Educação em Saúde acontece em Lauro de Freitas

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas - através da Secretaria de Saúde (Sesa) -, juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), promove até a próxima sexta-feira (26), uma Oficina de Educação Popular em Saúde. Trata-se de um projeto piloto, na qual Lauro de Freitas será o primeiro município a ser contemplado. O objetivo da oficina é discutir as práticas pedagógicas até então desenvolvidas no município e qualificar os profissionais de saúde inseridos em diversos campos da Atenção Básica e Vigilância à Saúde para a implantação e implementação de práticas de educação em saúde no município. O evento é organizado pela Diretoria de Gestão de Trabalho e Educação em Saúde; pela Coordenação de Educação Permanente e por profissionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) – Ministério da Saúde / 1ª Diretorias Regionais de Saúde (Dires).

Prefeito Marcio Paiva vai apresentar projeto para revitalização da orla de Lauro de Freitas‏

Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia da Emancipação de Lauro de Freitas
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas publicou o Decreto nº 3.649, de 17/06/2013, estabelecendo o dia 31 de julho (quarta-feira) – Dia da Emancipação da cidade - como ponto facultativo para o funcionalismo público. Os setores que exercem serviços essenciais mantêm as atividades. São eles, a Guarda Municipal, as Unidades de Pronto Atendimento e de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde (Sesa), o Departamento de Manutenção (Deman), a Comissão Permanente de Licitação (Copel), o setor de fiscalização (Posturas Públicas, Meio Ambiente, Trânsito e Transporte), o setor de Limpeza Urbana, salva-vidas e a Defesa Civil.
Clique aqui e confira o decreto na íntegra!

Bebê é encontrado em caixa de sapato no Subúrbio de Salvador

Este é o segundo caso em apenas quatro meses na capital Policiais Militares da Rondesp faziam rondas pelo subúrbio de Salvador quando encontraram um recém-nascido em uma caixa de papelão. De acordo com informações da polícia, o bebê que tem apenas dois dias de nascido, foi encontrado na calçada  de uma das avenidas mais movimentadas da capital,a Afrânio Peixoto conhecida popularmente como Avenida Suburbana. Ainda não se sabe quanto tempo o bebê estava no local, mas a boa notícia é que a criança do sexo masculino foi encaminhada para o Hospital do Subúrbio, onde está sendo assistido por uma equipe médica. O quadro de saúde do menino que recebeu o nome de Francisco é saudável e após sair do hospital deverá ser entregue ao Juizado de Menores. Este é o segundo caso em apenas quatro meses em Salvador.

Dilma em Salvador: Manifestantes fazem protestos na porta do hotel onde está a presidente

Forte esquema de policiamento tenta evitar avanço de grupo no local de evento do PT Muitos policiais, um grande número de manifestantes e um clima de tensão na porta de um dos hotéis mais importantes da cidade, no bairro de Ondina, na capital baiana. Manifestantes se concentraram do outo lado da Avenida Oceânica.
Foto: Breno Cunha / Varela Notícias Assim está a porta de entrada do local onde o Partido dos Trabalhadores (PT) vai realizar nesta quarta-feira (24) um evento com a participação do Ex-presidente, Lula, e da atual, Dilma Roussef. Situação ficou tensa quando alguns integrantes do grupo de protesto decidiram invadir a pista e bloquear o trânsito.
Foto: Breno Cunha / Varela Notícias A situação ficou tensa quando os manifestantes decidiram bloquear a pista, impedindo a passagem de veículos.  Alguns, exaltados, gritam palavras de ordem. Policias tentaram conversar com manifestantes para tentar acalmar os ânimos. Até a divisão de cavalaria da PM veio ao local. Depois de muita conver…