Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 7, 2013

Com Henry Cavill, "O Homem de Aço" renova mística do Superman

Depois de uma ausência de sete anos nas telas, o herói Superman ressurge, apoiado numa repaginada dark, em "OHomemde Aço", de Zack Snyder ("300"), com o britânico Henry Cavill ("Imortais") na pele do protagonista.
Não há, propriamente, uma reinvenção do personagem dos quadrinhos, um refugiado do planeta extinto Krypton na Terra, e cujo nome é, desta vez, omitido do título do filme, já tomando distância das adaptações protagonizadas, nos anos 1970 e 1980, por Christopher Reeve, e por Brandon Routh em "Superman - O Retorno" (2006). O roteiro, desta vez assinado por David S. Goyer (de "Batman Begins"), toma algumas liberdades a partir da própria história da crise de Krypton e reforça o tom sombrio. O filme começa com o nascimento de Kal-El, o futuro herói, de modo natural - esta, por si só, uma transgressão às severas regras de controle biológico vigentes naquele planeta, cometida pelo casal Jor-El (Russell Crowe) e Lara (Ayelet Zurer). Jor-…

Senador considera viável a candidatura de ACM Neto para governo do Estado

Embalado pelo sopro de esperança para o reerguimento do DEM com a eleição de ACM Neto como prefeito em Salvador, o presidente nacional da sigla, senador José Agripino Maia (RN), afirmou que, caso o prefeito opte por se candidatar ao governo estadual em 2014, terá integral apoio do partido. Maia, no entanto, reiterou que a decisão cabe ao correligionário, a quem tratou como “um dos melhores quadros” do Democrata. O dirigente, todavia não descartou outras hipóteses, inclusive a de alianças com outras legendas, porém somente se o prefeito da capital “julgar conveniente”. “Nós temos uma história para colocar à disposição do povo da Bahia, independentemente de Neto ser ou não ser candidato”, avaliou o senador potiguar. Apesar de reconhecer que o chefe do Executivo soteropolitano pretende exercer até o fim o mandato, Maia sugere que Neto “tem consciência de que a oportunidade se apresenta para ele e ele teria grandes chances de se eleger governador, mas isso tem consequências”. O tom de Maia …

Jutahy critica Partido dos Trabalhadores

Crítico contumaz do PT e sua base, em discurso na tribuna da Câmara ontem, o deputado federal Jutahy Júnior (PSDB) girou sua metralhadora contra o “lulopetismo”, numa clara referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus companheiros de partido, bem como seus aliados. “Nós estamos diante da realidade atual que demonstra que esse ciclo se encerrou. Um ciclo que teve o auge exatamente no período eleitoral de 2010 quando nós tínhamos a euforia do consumo, o crescimento rápido do PIB puxado pelo consumo, mas ao mesmo tempo a desindustrialização e investimentos baixos”, afirmou. Para ele, tanto o governo da presidente Dilma Rousseff quanto seus apoiadores ainda não compreenderam o motivo ou não quiseram entender quais os motivos pelos quais a população foi às ruas. “Esse modelo de cooptação de partidos políticos, esse modelo de cooptação de movimentos sociais, como o da UNE e o do MST, de cooptação de centrais sindicais, como a CUT demonstrou, precisamente nesta quinta-feira,…

ACM Neto antecipa medidas para o setor de transporte público em Salvador

Prestes a apresentar a licitação do sistema de transporte público de Salvador, o prefeito ACM Neto (DEM) antecipou, em entrevista à imprensa, uma série de medidas para o setor que serão implantadas gradativamente a partir do dia 25 de julho, quando um decreto será editado. De acordo com o chefe do Executivo, a prefeitura vai “iniciar a implantação progressiva do Bilhete Único, que vai permitir a integração para quem hoje pega dois transportes e paga uma tarifa no primeiro ônibus, e uma tarifa no segundo”. Segundo o prefeito, outras ações como a ampliação do programa Domingo É Meia e um sistema de monitoramento eletrônico dos ônibus, com acompanhamento online por meio de GPS, também farão parte das medidas para minimizar os problemas com transporte público na capital baiana. “Vamos implantar também o sistema de corredores exclusivos. Quero implantar pelo menos 40 km desses corredores em Salvador. Levei essa semana um projeto para o governo federal da ordem de R$ 900 milhões, que vai faz…

GALICIA BATE O FLAMENGO DO GANANBI E VOLTA À ELITE DO FUTEBOL BAIANO DEPOIS DE 14 ANOS

Depois de 14 anos, o Galícia está de volta a elite do futebol baiano. O Azulino venceu o Flamengo de Guanambi por 4 a 1 neste sábado (13) em Pituaçu, válido pelas semifinais do Campeonato Baiano da Segunda Divisão. Confira na Coluna Esportes.

MANIFESTANTES EM SÃO CRISTÓVÃO REIVIDICAM MELHORIAS NA MOBILIDADE DO BAIRRO E COLETA DE LIXO

Cerca de 50 manifestantes estão reunidos no bairro de São Cristóvão na tarde deste sábado (13). A população reivindica a melhoria da mobilidade do bairro, a recuperação das avenidas e a regularização da coleta de lixo, que segundo os moradores não vem sendo feita. Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, a Polícias Militar (PM) acompanha a manifestação, que teve início às 16h e até o momento é pacífica. O ato deixa o trânsito entre São Cristóvão e Itapuã lento.

"Ninguém limpa fogão como ele", diz mulher de Silvio Santos

Silvio Santos é um bom "dono de casa". É o que garante sua mulher, a escritora Íris Abravanel, que participou do programa De Frente com Gabi.
Segundo Íris, o marido gosta de ajudar nas tarefas domésticas, como lavar a louça. "Ninguém limpa o fogão como ele. É impecável", ressaltou. A escritora, que vai estrear a nova versão da novela Chiquititas, ainda explicou como consegue manter a paixão após anos de casamento. "Namoramos com bilhetinhos de 'meu amor' e tudo. Todo casal precisa de um tempo sozinho sem os filhos. A gente precisa preservar esse companheirismo", revelou

Pastor morre e presidente da Câmara fica ferido na BR-101

Um grave acidente automobilístico na BR-101, próximo ao município de Muritiba, provocou a morte do pastor Jailton Simões Filho, da Igreja Assembleia de Deus de Caetité, no sudoeste baiano por volta das 6h30 desta sexta-feira (12). Ao lado do pastor, no banco do passageiro, estava o presidente da Câmara Municipal de Caetité, Álvaro Montenegro (PR), que ficou ferido. Os dois viajavam de Salvador para a cidade. Jailton dirigia um veículo Gol quando, após uma ultrapassagem, o carro deslizou na pista molhada e invadiu a contramão. Na outra pista estava uma caminhonete Ford Ranger conduzida por Mirna Ribeiro, de 27 anos. Os dois veículos colidiram frontalmente. “Estávamos em uma viagem tranquila. Quando passamos por este local, o carro acabou deslizando na pista molhada. O pastor se desesperou, puxou o freio e invadiu a pista contrária”, contou Montenegro ao site Mídia Recôncavo. A motorista da caminhonete não sofreu ferimentos graves. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atend…

TEATRO JORGE AMADO DEVE IR A LEILÃO ATÉ O FINAL DO ANO

O Teatro Jorge Amado deve ir a leilão até dezembro deste ano. O espaço, que pertencia originalmente ao curso de idiomas Universal English Course (UEC), passou a ser administrado pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) após o não cumprimento de uma dívida da escola com o Desenbanco, atualmente extinto. Segundo o gerente jurídico do órgão, Samuel Oliveira, o espaço chegou a ser penhorado por conta dos débidos e das ações movidas contra o curso de inglês pelos seus funcionários, mas, em um leilão judicial, a Desenbahia arrematou a posse do imóvel. O local funcionará normalmente até o dia 31 de dezembro, quando uma licitação será aberta para concorrentes interessados no imóvel. Na Câmara Municipal vereador Tiago Correia (PTN), atual presidente da Comissão de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal, fez um apelo à Secretaria de Cultura do estado e ao Desenbahia. “O teatro Jorge Amado é um importante espaço cultural da nossa cidade. Não podemos perder esse te…

Veja como escolher a profissão certa

Durante nove anos no Ensino Fundamental, mas quando chega ao último ano grande parte dos adolescentes ainda tem dúvidas da carreira que quer seguir. Embora um elenco de profissões já tenha passado pela cabeça de muitos, quando chega na hora H da decisão vem a incerteza. Para orientar os vestibulandos o médico psicoterapeuta e educador Antonio Pedreira enumera os critérios que devem ser adotados na hora da escolha da profissão. “O primeiro critério é a vocação que pode ser traduzida por um chamado interno (vocare=chamamento). Em outras palavras é a pessoa se sentir capaz de fazer aquele trabalho a que se propõe com gosto, prazer e desenvoltura, sem sentir-se oprimido e curtindo como se tivesse fazendo uma brincadeira séria. O segundo critério é de ordem pragmática: constatar se o mercado de trabalho, a curto e médio prazo, após se formar, lhe permitirá auto-sustentabilidade”, orienta o educador. Ainda assim, se o candidato não tiver segurança para esta análise e optar por um teste vocac…

Vitória treina sem Nino

Publicada em 12/07/2013 03:55:52

O elenco rubro-negro continua a preparação para o duelo contra o São Paulo, em casa, próximo domingo, 14. Apesar da forte chuva, que deixou o campo do Barradão bastante pesado, o treinador Caio Júnior realizou ontem a tarde um coletivo-tático no estádio do clube. Durante a atividade os jogadores tiveram a missão de fazer gols nas duas traves. O objetivo foi aprimorar a posse de bola, inversão de jogo e parcerias. Quem ficou de fora foi o lateral Nino Paraíba. O jogador levou um pisão no pé após uma dividida com o zagueiro Fabrício na última quarta-feira e passou a tarde no Departamento Médico do clube. Por esse motivo ele foi poupado dos trabalhos de ontem, porém não preocupa a comissão técnica rubro-negra. “Nino foi apenas poupado e vai jogar”, garantiu o médico Ivan Carilo, que acompanhou o treinamento ao lado do dr. José Olimpio Azevedo. No segundo tempo do coletivo-tático, Caio Júnior poupou os zagueiros Gabriel Paulista e Victor Ramos, substituin…

Bahia vence e elimina Vitória de Copa

Chegou ao fim a busca pelo bicampeonato da Copa 2 de Julho da equipe sub17 do Vitória. O rubro-negro enfrentou o Bahia ontem à noite em Dias D’Ávila e perdeu a partida por 2 a 1, em jogo válido pela semifinal da competição,  resultado que o eliminou do torneio. O Vitória abriu o placar com Jordí, mas deixou o tricolor empatar com o gol marcado por Gabriel, de pênalti, e no segundo tempo viu Paulo Henrique balançar a rede e virar para o tricolor baiano.  Após eliminar o principal rival, a equipe do Bahia, que manteve a invencibilidade no torneio e os 100% de aproveitamento, enfrenta a Seleção Brasileira sub17 na grande final. O Brasil garantiu a classificação ao derrotar o Paysandu por 3 a 1, ontem à tarde, no Estádio Municipal de Dias D'avila.  A equipe verde e amarela também está com 100% de aproveitamento. A disputa da grande final entre Bahia e Seleção Brasileira será neste sábado, 13, às 17h, em Lauro de Freitas.

João Henrique e Tatiana Paraíso dizem que prefeito é "reizinho da elite baiana"

Nem o governo Jaques Wagner (PT) nem os partidos de esquerda com representantes na Câmara Municipal. Seis meses depois de assumir a Prefeitura, ACM Neto (DEM), com certeza, não esperava que seu antecessor e principal aliado na campanha do ano passado pudesse se transformar em seu maior opositor. Aliás, não foi só o ex-prefeito João Henrique que colocou o prefeito na alça de mira. A mulher dele, Tatiana Paraíso, que foi secretária municipal de Saúde e teria ajudado diretamente na campanha do democrata à Prefeitura, anda na mesma batida de JH. O ex-primeiro casal passou a chamar ACM Neto de “reizinho” da “elite baiana”.
A quem pergunta o motivo do “apelido”, eles explicam se referir ao “estilo imperial” do prefeito e, ao mesmo tempo, embutir uma crítica ao comportamento “desleal” que o ex-aliado teria adotadodepois de eleito em relação a ambos. A revolta de João Henrique e Tatiana com ACM Neto é tamanha que dificilmente ele deixará de ocupar o centro dos debates e das críticas no program…

COMITIVA DA PREFEITURA REALIZA VISITA DE RECONHECIMENTO EM IPITANGA

Moradores de Ipitanga receberam, na tarde desta quarta-feira (10), uma comitiva da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas. O secretário de Governo, Márcio Leão, o chefe de Gabinete, Edmílson dos Santos, o coordenador executivo da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Marcos Souza (Coca), além de técnicos da Sesp e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) fizeram uma visita de reconhecimento para conhecer as demandas da população.
Na Rua Viviane Vieira Pedreira, a solicitação foi de pavimentação. Eles também denunciaram a Pousada Novo Tempo, que está despejando esgoto na via, o que, além de ser um problema ambiental, põe em risco a saúde da vizinhança. Imediatamente, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh) visitou a pousada e realizou uma notificação para que o problema seja solucionado. A comitiva esteve ainda na Rua Joaquim Cruz, onde a solicitação também é de pavimentação asfáltica.  A última parada foi na Rua Carlos Rebouças, na Lagoa d…

Ouvidoria Geral do Município atende em novo endereço

A Prefeitura de Lauro de Freitas informa que a Ouvidoria Geral do Município (OGM), encontra-se em novo endereço, na Praça da Matriz, nº 11, ao lado da Pizzaria “Ponto da Pizza”. O órgão destaca que no momento o cidadão que necessitar do atendimento da OGM pode entrar em contado através do e-mail ouvidoria@laurodefreitas.ba.gov.br. Outra opção é o atendimento presencial na sede da instituição, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Vale destacar que os contatos telefônicos da Ouvidoria Geral do Município estarão disponíveis em breve: 0800–284 7701 e 3288–8769/8763.

--

Prefeitura incentiva nadadoras de Lauro de Freitas

PREFEITURA INCENTIVA NADADORAS DE LAURO DE FREITAS
As atletas de natação Moyra e Michelle Wanderley, irmãs gêmeas de 21 anos, receberam o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), para participarem do Treinamento de Altitude no México, que aconteceu entre os dias 9 de junho e 1º de julho de 2013.
Segundo as atletas Moyra e Michelle, que além de praticarem o esporte também cursam respectivamente os cursos de Administração e Nutrição, este suporte foi de suma importância para a carreira esportiva de ambas, pois possibilitou a ida ao Centro Esportivo La Loma, em San Luis Potosi, no México, para que pudessem treinar com o objetivo de melhorar e aperfeiçoar o desempenho para os próximos campeonatos. “Este ano estávamos gastando muito com o treinamento e com os custos das viagens. Se não tivéssemos o apoio da Prefeitura a gente não iria conseguir viajar e fazer o treinamento, que é fundamental para participar de futuras …

Um sítio com algumas galinhas, porcos, árvores frutíferas, situado em uma região de mata e de difícil acesso, no bairro de Valéria. Era nesse cenário de aparente tranquilidade que havia 200 kg de maconha. A droga estava escondida dentro de um buraco de 1,5 metro de profundidade. O material apreendido na última sexta-feira foi apresentado ontem à imprensa. A ação é fruto de um trabalho da Força Tarefa de combate ao tráfico de drogas, composta pelas Polícias Civil, Militar e Federal, além da Justiça e Ministério Público. Segundo o diretor do Departamento de Narcóticos (Denarc), André Viana, a Força Tarefa recebeu a informação sobre a existência da droga na região do Penacho, em Valéria. Após 48 horas, mais de cem policiais civis e militares ocuparam o bairro. O helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) foi usado. Graças às denúncias da comunidade, o sítio foi localizado. "A operação começou 5h da manhã e terminou 7h da noite. Fizemos o cerco na região e começamos a distribuir panfle…

Tricolor sob nova direção

Tiago Lemos

O Esquadrão enfrenta o São Paulo, às 9h da noite de hoje, no Morumbi, sob nova direção. Na manhã de ontem, a desembargadora Lisbete Maria de Almeida julgou como improcedente, após decisão unânime na 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia, recurso do Bahia, e derrubou a medida cautelar que mantinha Marcelo Guimarães Filho na presidência. Os 300 conselheiros do clube também estão fora. Com isso, a decisão do juiz Paulo Albiani voltou a valer e o advogado mineiro Carlos Eduardo Rátis é, pela terceira vez, o interventor do Esquadrão – poder de administrar o clube e de convocar novas eleições para a presidência. Rátis terá uma equipe de apoio formada pelos juristas Cyrano Vianna Neto, Alexandre Valente Derschvm e Danilo Pessoa Tavares. Torcedor do Atlético-MG, o novo administrador já começou a trabalhar desde a tarde de ontem. "Depois que viemos assinar o termo de posse, a gente foi para a Caixa Econômica Federal. Tivemos contato com as contas e com parte da lista…
Jackson Brasil

Ontem, à tarde, Daniel Borges chegou à sala de imprensa da Toca do Leão, recebeu a camisa 2 das mãos do diretor de futebol Raimundo Queiroz e disse que esse será seu número no rubro-negro. No entanto, ele terá que brigar com Nino Paraíba, absoluto na lateral-direita desde 2010. "Vou procurar manter  minha regularidade e vou continuar trabalhando forte para conquistar o meu espaço", falou o  ex-atleta do Botafogo-SP. O jogador de 20 anos assinou contrato até o fim do ano e o Vitória tem prioridade na compra de metade dos direitos econômicos. Aliás, o desejo do paulista de São José dos Campos é permanecer por aqui para a próxima temporada. "Eu vim pra cá com o objetivo de apresentar o meu melhor. E se permanecer, eu  vou ficar muito feliz, pois todo jogador sonha em jogar em um time grande", disse. Como sua última partida foi no dia 4 de maio, pelo Paulistão, Daniel, que não quer abrir mão do sobrenome, disse que já está preparado para estrear. "A…
O Dia Nacional de Luta, que mobilizará diversas categorias pelo País, promete causar transtornos em Salvador.
Os rodoviários de Salvador vão parar nesta quinta-feira, 11, entre 4h e 8h da manhã, quando os veículos vão começar a sair das garagens. Além dos rodoviários, profissionais de saúde também vão aderir ao movimento nacional e atrasar a entrada nos hospitais públicos e privados. O ato acontece na capital baiana e outras cidades do interior do Estado.

Os trabalhadores da área de saúde também vão às ruas para participar de uma caminhada do Campo Grande até a Praça Castro Alves, prevista para começar às 11h. Já os comerciários farão manifestações na Avenida Sete de Setembro e nos grandes shoppings a partir das 8hs, e às 11hs, no ato os manifestantes solicitarão adesão dos trabalhadores ao movimento de paralisações.

Manifestantes tentam bloquear trânsito em Lauro de Freitas

Um grupo de manifestantes tenta parar o trânsito na manhã desta quinta-feira, 11, em frente à Associação dos Funcionários Públicos de Lauro de Freitas. De acordo com informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), o grupo está se organizando para bloquear o tráfego na Estrada do Coco, na altura da entrada de Lauro de Freitas. Uma viatura da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi deslocada para a região para conter o protesto.

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE TERÁ ENCONTRO DE CATÓLICOS GAYS

Além da presença do papa Francisco, a Jornada Mundial da Juventude terá uma atração para os católicos não tão conservadores. O grupo Diversidade Católica organiza um encontro para troca de experiências para gays e lésbicas religiosos que estiverem no megaevento, que acontece de 23 a 28 de julho em vários locais do Rio de Janeiro. Intitulado “O jovem homossexual na Igreja: I Encontro de relatos e experiências”, o grupo se reunirá no bairro da Urca no dia 25, com objetivo de abrir espaço para histórias de jovens gays dentro da Igreja. Segundo o site Dois Terços, o Diversidade Católica é um movimento de gays católicos praticantes que buscam conciliar as experiências homossexual e religiosa. O colegiado procura refazer a ponte entre a comunidade e a Igreja, tendo como diretriz a certeza de que a mensagem do Evangelho é para todos e que não pode haver exclusão de qualquer forma dentro da expressão de fé. O grupo existe desde 2008, tem mais de 200 membros no Rio, em São Paulo, Brasília e B…

TRISTE FIM DO EX-PREFEITO CAETANO

O ex-prefeito Luiz Caetano já não pode se dizer pré-candidato ao governo da Bahia. De há muito tenho escrito e referido à situação de um dos piores prefeitos de Camaçari, que sonhava alto, muito além das suas pequenas possibilidades. A justiça, através da juíza Renata Mesquita Ribeiro Quadros, considerou seus bens e créditos indisponíveis, ao acatar uma ação civil pública. Caetano já esteve envolvido, com muito alarde, numa operação efetuada pela Polícia Federal que nada teria encontrado, além de outras atividades por ele presumivelmente praticadas, a exemplo de uma caixa de sapato com R$180 mil, valor semelhante ou próximo, numa casa de veraneio da sua propriedade na localidade praieira de Arembepe. A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal. Há outras pessoas envolvidas no novo escândalo que o político patrocina. Há várias questões em torno do problema, entre as quais a execução de um convênio com o Denit, órgão do Ministério dos Transportes, notadamente corrupto. Assim pos…

MANIFESTANTES OCUPAM PÁTIO DE EMOSSORA DE TV EM SALVADOR

Integrantes da "Assembleia Popular pela Democratização dos Meios de Comunicação" ocuparam, na manhã desta quinta-feira (11), o pátio da Rede Bahia, no bairro da Federação, em Salvador. O ato pacífico, que conta com cerca de 50 manifestantes até o momento, tenta coletar assinaturas para a proposta de iniciativa popular de uma nova lei geral de comunicação. Segundo os manifestantes, o projeto trata da regulamentação da radiodifusão e pretende garantir mais pluralidade nos conteúdos, transparência nos processos de concessão e evitar os monopólios. “Democratizar a comunicação no país é batalha fundamental de todos os lutadores e lutadoras do povo e se insere na disputa pelas reformas estruturais em nossa sociedade. Em torno das lutas fortaleceremos a construção de um Projeto Popular para a Bahia e o Brasil”, afirmou o movimento, em nota. O levante integra a série de manifestações deflagradas nesta quinta em todo o país. Batizado de "Dia Nacional de Lutas", o ato foi co…

CANCER DE LULA TERIA VOLTADO

Há informações, ainda não oficiais, portanto carentes de confirmação, o que ocorrerá positiva ou negativamente, a curto prazo, de que o câncer na laringe do ex-presidente Lula voltou. Na época em que ele foi dado como curado, os médicos o advertiram que ele necessitaria fazer um tratamento de ressecamento da laringe, que tem nome científico adequado, mas os riscos seriam grandes e ele poderia perder a voz. Em consequência, com sua vida dedicada à política, Luiz Inácio recusou o conselho e resolveu arriscar. Agora chega a informação. Está aí a razão de o presidente manter-se em silêncio durante este período em que o Brasil foi sacudido pelas manifestações de ruas durante três semanas.

CENTRAIS SINDICAIS TESTAM GOVERNO DILMA

A paralisação nacional dos trabalhadores em andamento nesta quinta-feira (11) deverá funcionar como um "termômetro" para avaliar até que ponto o governo estaria disposto a negociar com os sindicatos. Com um estilo de gestão diferente do ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff é alvo frequente de reclamações de lideranças sindicais por não dar ouvidos às reivindicações das classes. Os trabalhadores cruzam os braços munidos de uma pauta comum. Os temas variam desde a reforma agrária ao fim do fator previdenciário, e passa pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. O ato, convocado pelas centrais sindicais e batizado de "Dia Nacional de Lutas", ocorre na esteira dos protestos que tomaram conta do país no mês passado e levaram à construção de uma "agenda positiva" por parte do governo, preocupado com as cobranças das ruas. De acordo com reportagem da BBC Brasil, apesar de agir por "oportunismo", lideranças sindicais reconhec…

Entidades Municipalistas da Bahia comentam anincios de Dilma na Marcha a Brasilia

Presidentes de entidades ligadas ao movimento municipalista na Bahia divulgaram nota à imprensa nesta quarta-feira (10) sobre osanúncios feitos pela presidente Dilma Rousseff durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Documento assinado por 28 representantes estaduais, como a presidente da UPB, Maria Quitéria Mendes, afirma que os recursos federais atendem de forma parcial os pleitos emergenciais dos gestores e lista medidas como o novo Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) no valor de R$ 3 bilhões; aumento do Piso de Atenção Básica (PAB) em mais R$ 3 por habitante; extensão do programa Minha Casa, Minha Vida a todos os municípios abaixo de 50 mil habitantes, além de construção de creches e postos de saúde. Os prefeitos alegam que o aumento de 2% ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) não foi assegurado e que, "considerando que esse repasse é constitucional", o grupo enviará uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ao Congresso Nacional para tentar conqu…

Bandido que se vestia de mulher é preso em Piripá

Dois homens acusados de matar o lavrador Geraldo José da Silva, de 44 anos, e ferir duas outras pessoas durante assalto na Fazenda Lagoa da Pedra, na zona rural de Piripá (distante a 628 km de Salvador), foram presos na tarde desta quarta-feira, 10. Segundo relatos de moradores, os bandidos, um deles vestido de mulher, aterrorizavam a região e praticavam vários assaltos nas localidades rurais. Ao saber da prisão dos suspeitos, que tiveram os nomes divulgados, populares se aglomeraram em frente à delegacia. A morte do agricultor Geraldo José da Silva aconteceu na noite de terça, 9, quando ele teria reagido a investida da dupla, que invadiu a fazenda. A mãe da vítima, Gerolina Maria de Jesus, 76, o irmão e outro jovem da família também foram agredidos durante a tentativa do assalto. De acordo com o delegado Florisvaldo Nery da Cruz, nos últimos dias, esse tipo de crime vem sendo praticado em várias casas da região. Segundo a população, cerca de 30 famílias já foram vítimas da ação dos …

Manifestantes tentam bloquear trânsito em Lauro de Freitas

Um grupo de manifestantes tenta parar o trânsito na manhã desta quinta-feira, 11, em frente à Associação dos Funcionários Públicos de Lauro de Freitas. De acordo com informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), o grupo está se organizando para bloquear o tráfego na Estrada do Coco, na altura da entrada de Lauro de Freitas. Uma viatura da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi deslocada para a região para conter o protesto.

Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas elege presidente

No último sábado (6), o Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas realizou, na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), uma reunião extraordinária para a escolha do presidente, vice-presidente e secretário executivo, biênio 2013/2014.
O Conselho tem o objetivo de formular políticas públicas e implementar ações destinadas ao fortalecimento da cultura, promovendo a gestão democrática da política cultural do município. O representante do segmento da Associação Comercial Clubes de Serviços, José Ricardo Vieira, eleito presidente, disse qual a prioridade do seu mandato. “A minha gestão vai provocar e promover encontros para discussões com os segmentos artísticos culturais, em especial as manifestações das matrizes africanas, cristãs e alternativas”, destacou Vieira.
Representando o poder público, a secretária da Secult, Márcia Tude, assume a vice-presidência do Conselho Municipal de Cultura. “Vamos lutar junto com a sociedade civil para gerir o fundo municipal d…

Prefeitura apresenta intervenções na Av. Luís Tarquínio

Dando continuidade às ações focadas na melhoria da infraestrutura e mobilidade da cidade, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Chefia de Gabinete, das secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), promoveu, na noite desta terça-feira (9), uma reunião na sede da Settop, com representantes dos comerciantes que atuam na região da Av. Luís Tarquínio. O objetivo do encontro foi apresentar as iniciativas que serão desenvolvidas na localidade pela PMLF.
O titular da Settop, Moyses Mustar, sinaliza que na Av. Luís Tarquínio, na entrada de Vilas do Atlântico e também no cruzamento da Av. Priscila Dutra, serão instalados “semáforos inteligentes”, que podem fazer a contagem do fluxo de veículos que passam na localidade. Os equipamentos são capazes de mudar a programação de acordo com a necessidade da via, o que ajudará na fluidez do trânsito. Mustar destaca que essas medidas serão associadas às intervenções executadas pela Seinf…

Prefeitura promove 2ª reunião do Conselho Municipal de Habitação

A Prefeitura de Lauro de Freitas - por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan) - promoveu, na manhã desta quarta-feira (10), a 2ª reunião do Conselho Municipal de Habitação (CMH).
O encontro realizado no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) contou com a participação do vereador Lula Maciel, representando o Poder Legislativo, de servidores do Poder Executivo (secretarias municipais), de profissionais da sociedade civil organizada, a exemplo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado da Bahia (CREA-BA), além da presença do gerente de Atendimento de Pessoa Jurídica Pública da Caixa Econômica Federal, Marlos Coelho, e dos gestores Elíria Lins e Francisco Fontes do IPGA – Instituto de Pesquisa e Tecnologia Gerencial Aplicada, empresa que elaborou o projeto em 2012.
Esta reunião teve o objetivo de apresentar o Plano de Habitação para a aprovação do conselho, pois a participação de todos é fundamental para que exista um diálogo e democracia …

Operação Tapa-Buracos inicia intervenção em São Cristóvão

A Superintendência de Conservação e Obras Públicas da Prefeitura (Sucop) realiza uma ação emergencial nas vias do bairro de São Cristóvão, por meio da Operação Tapa-Buracos. Os trabalhos visam reduzir os problemas causados por crateras e alagamentos que dificultam a circulação e veículos e geram grandes engarrafamentos na área. As equipes da Sucop começaram a recompor o asfalto na manhã desta quarta-feira (10), depois de um serviço de microdrenagem realizado na terça-feira (9). Segundo o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana, a área foi priorizada devido aos engarrafamentos que se estendem até o município vizinho de Lauro de Freitas. “Tem chovido muito, o que vem agravando os problemas naquela área. No momento, vamos atacar o problema de forma emergencial com a Operação Tapa-Buraco, garantindo uma condição melhor de trafegabilidade para a população”, afirmou. De acordo com a Sucop, o trabalho começou pela Avenida São Cristóvão, nas proximidades do Colégio Helena M…